Dia 30 de Novembro
Meditação para o Mês das Almas
“Creio na Vida Eterna”
Beata Teresa de Calcutá
Teresa de Calcutá nasceu em 1910 na Albânia. Quando era religiosa da Congregação das Irmãs de Loreto, sentiu o chamamento do Senhor: devia deixar o convento e ir viver com os pobres para os amar e servir a tempo inteiro.
Fundou a Congregação das Irmãs da Caridade, para continuarem a sua obra. Em 1981 diagnosticaram-lhe uma doença do coração.
Desde então foram muitas as vezes em que desobedeceu aos médicos, que queriam que ela fizesse repouso. Mas ela não conseguia ficar quieta, ao ver tanto por fazer.
O coração foi aguentando. Em 1989 instalaram-lhe um pacemaker. Contudo, nem sequer as muitas idas ao hospital para cuidar da saúde a impediu de se dedicar aos mais pobres dos pobres. Dizia:
– O que eu faço é uma gota de água no oceano. Mas as águas do mar necessitam de todas as gotas para ser imensidão.
Buscava a força para tanta actividade na oração. Quanto mais trabalho, mais oração. Nunca dispensava a Eucaristia diária nem o seu sorriso para com toda a gente.
O seu coração manteve-se ainda oito anos com o aparelho, mas depois disse basta. Morreu como tinha vivido, a trabalhar pelos pobres. Partiu tranquila e em paz para a Casa de Deus.
REFLEXÃO BÍBLICA
Vida em abundância
Jamais os olhos viram e os ouvidos ouviram o que Deus tem reservado para aqueles que viveram ao ritmo do Evangelho do amor e da alegria.
O Apocalipse diz que nesse dia Deus enxugará todas as lágrimas dos humanos e nunca mais haverá morte nem luto, nem gemido nem dor. Será a vida plena e abundante, a plenitude da alegria sem fim. Jamais as palavras humanas poderão descrever o Paraíso. (Cf. Apoc 21, 1-5)
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo,
acreditamos que vireis em glória
numa segunda vinda,
para inaugurardes uns novos céus
e uma nova terra.
Que os fiéis defuntos,
purificados das suas fragilidades,
entrem desde já a tomar parte
na vossa glória imortal.
Amen.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso,
Nos esplendores da luz perpétua.
Descansem em paz.
Amen.
Dias Anteriores