Desde a abertura do Ano Santo da Misericórdia pelo Papa Francisco, em 8 de dezembro, mais de cinco milhões de peregrinos já visitaram a Cidade Eterna. A informação está no site do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dedicado às celebrações do Jubileu da Misericórdia.
Não obstante o Jubileu da Misericórdia ser celebrado em todas as Dioceses do mundo, a chegada da primavera europeia viu um aumento significativo do número de peregrinos que acorrem a Roma para passar pela Porta Santa na Basílica de São Pedro, rezar diante do Túmulo do Apóstolo Pedro e participar dos eventos jubilares. Um baixo afluxo inicial de peregrinos foi atribuído ao medo de atentados, após os ataques em Paris em novembro.
Os dados apresentados no site do Jubileu, referem-se a dados reais, baseados nas reservas online de ingressos (gratuitos) para atravessar a Porta Santa na Basílica de São Pedro e participar dos eventos jubilares.
Até o presente momento, os eventos que reuniram maior número de peregrinos foram a exposição dos corpos do Padre Pio de Pietralcina e de São Leopoldo Mandic, e as Audiências Jubilares realizadas um sábado a cada mês. Outro evento que deverá atrair milhares de peregrinos a Roma será a canonização de Madre Teresa de Calcutá, em 4 de setembro.
E entre as tantas iniciativas jubilares em andamento, destaca-se este final de semana o Jubileu dos Adolescentes. Neste sábado, 23, as Colunatas de Bernini na Praça São serão transformadas num grande confessionário a céu aberto, com 150 sacerdotes atendendo confissões dos jovens. À noite, o encontro será no Estádio Olímpico, com música, reflexão e testemunhos.
Já na manhã de domingo, o grande encontro com o Papa Francisco na Praça São Pedro, que presidirá uma missa na presença de 70 mil jovens e adolescentes vindos da Itália e do todo o mundo.
Não obstante o Jubileu da Misericórdia estar sendo celebrado em todas as Dioceses do mundo, a chegada da primavera europeia viu um aumento significativo do número de peregrinos que acorrem a Roma para participar dos eventos jubilares, passar pela Porta Santa na Basílica de São Pedro e rezar diante do Túmulo do Apóstolo Pedro.
Fonte: Rádio Vaticano