“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou.”
Rm 8,35.37.
O contato humano não é a única solução para a solidão. A solidão nunca desaparece completamente até nos voltarmos para Cristo. Ele ama cada um de nós com o amor próprio de Deus; Ele morreu por nós, incondicionalmente; quando pecamos, Ele perdoa-nos e dá-nos as boas vindas em Deus. Ele quer ser nosso amigo, mais próximo que um irmão. Jesus conhece todas as nossas enfermidades, incluindo o sentimento de solidão. Quando Ele suou sangue no jardim, esmagado pela dor e pelo medo, foi abandonado até pelos seus discípulos mais próximos. Assim, se formos ter com Ele na nossa solidão, Ele irá oferecer-nos conforto.
Oração
Senhor Jesus! Estou só e triste.
Sinto-me isolado como uma ilha no meio de um oceano. Ninguém compreende os meus sentimentos e eu hesito em sobrecarregar os outros com os meus problemas.
Não tenho ninguém para partilhar as minhas alegrias e tristezas. Pela solidão do vosso sofrimento na cruz entrai em mim e preenchei o meu vazio com o vosso amor.
Deixai a vossa presença transformar a minha solidão em amizade convosco e com os outros. Tornai-me capaz de unir esta forma de pobreza com todos aqueles que se sentem sós.
Renova-me com a certeza de que nunca estou sozinho, se estou unido a Ti.
Tratamento:
Quando sentir a solidão tentando dominar seus sentimentos, imediatamente repita no coração, quantas vezes forem necessárias, o palavra de Rm 8,35: “Quem me separará do amor de Cristo?” Ninguém.
Autor: Pe. Alberto Gambarini
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico, ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita do autor.