O auditório São Paulo Apóstolo, nas Irmãs Paulinas, em São Paulo, recebeu na noite desta terça-feira, 05, Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, que proferiu um discurso sobre o tema “Família, sujeito de uma nova evangelização do amor”.
Para o arcebispo, “o tema da família está no centro do coração do Papa Francisco. Tanto que o primeiro grande ato do Seu pontificado foi a convocação do Sínodo dos Bispos sobre a família”.
Intermediando o encontro, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, saudou os presentes e agradeceu Dom Paglia por suas palavras orientadoras e encorajadoras.
Durante o evento, o presidente do Pontifício Conselho para a Família enalteceu a importância da família para a Igreja e a sociedade. Segundo ele, a família é a realidade que apoia e sustenta a sociedade, sobretudo nos momentos de crise, mas que não é valorizada. “Nós devemos mudar esta contradição desta nossa sociedade contemporânea”
Dom Paglia alertou também para os cuidados dos pais para com seus filhos, afirmando que eles devem sentir-se responsáveis na educação das crianças e adolescentes. “Não se esqueça de educar os filhos com diálogo. É preciso perder tempo com eles, de uma forma inteligente”.
Quando perguntando sobre o Sínodo dos Bispos, se haverá alguma orientação para que sejam reforçadas nas homílias a união da sociedade e da Igreja, o prelado confirmou que “no fim de novembro de 2013 o Papa Francisco escreverá uma encíclica onde falará muito sobre as homílias”.
Finalizando o encontro, antes de despedir-se Dom Paglia citou um trecho da homilia do já finado Dom Oscar Romero, a respeito do Concílio do Vaticano II:
“O Concílio pede a todos os cristãos serem mártires, ou seja, de darem a vida. Alguns são pedidos dar a vida até o sangue, como este sacerdote. Mas, a todos nós, o Senhor pede para dar a vida; bem com uma mãe que, quando concebe um filho, o amamenta, o faz crescer. Esta mãe é um mártir, porque está dando uma vida”.
Dom Odilo pediu para que todos acompanhem a preparação da Assembleia dos Sínodos, que acontecerá entre os dias 5 e 19 de outubro de 2014, desejando votos para que ela contribua, de fato, para a realidade da família, pois “a família está no Plano de Deus”.
Nesta quinta-feira, 07, o Dom Paglia viaja a cidade de Aparecida e retorna à Roma nesta sexta-feira, 08.
Anteriormente, conforme noticiado pela Gaudium Press, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, ao lado do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e do Arcebispo Emérito, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, visitaram as crianças e adolescentes do Centro Nova Semente, responsável por cuidar de menores com pais encarcerados no Complexo Penitenciário do Estado da Bahia.
Na ocasião, Dom Paglia entregou em nome do Papa Francisco uma doação para a ampliação do espaço.
Fonte: Gaudium Press