A Exposição Mariana “Uma só Pessoa – vários títulos”, está sendo preparada pela Pastoral da Catequese por ocasião do ano Mariano e para celebrar os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A Exposição será realizada do Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos prazeres e Divina Misericórdia, em Itapecerica da Serra. Estará aberta ao público no dia 28 de outubro, a partir das 14h e no dia 29, às 8h.
Quem passar pelo local poderá conferir histórias das aparições de Nossa Senhora, exposição de imagens e objetos relacionados a aparição, curiosidades, devoção (baseada na vida de Maria), sacramentais (escapulário, terço, medalha) frutos da devoção e também um teatro da aparição de Nossa Senhora Aparecida.
A mostra tem como intuito “ensinar os jovens e crianças da catequese a conhecer um pouco mais de Nossa Senhora, chamar a atenção de todas as famílias e comunidades a participar intensamente do Ano Mariano e ajudar, ainda mais, suscitar esta devoção à Maria”, afirma a catequista Ionice Simoneti Assuane.
Os catequizandos confeccionaram 14 maquetes ilustrando passagens bíblicas onde aparece Nossa Senhora. Será exposto alguns desenhos pintados por crianças da Igreja, na qual elas criaram títulos de Nossa Senhora que atenda às necessidades, dificuldades e problemas que elas enfrentam. “Já temos Nossa Senhora da Matemática, Nossa Senhora do quarto arrumado, entre outros”, diz Ionice.
Ionice pontua que nesta exposição será exposto 16 títulos de Nossa Senhora – sendo elas (Nossa Senhora dos Prazeres, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e medalha milagrosa, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Desatadora dos nós, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Salete, Nossa Senhora de Montserrat, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Rosa Mística, Nossa Senhora de Medjugorje).
Também será exposto 12 banners de 12 títulos de Nossa Senhora pouco conhecidos, contendo uma breve história de sua aparição (Mãe da Misericórdia, Maria de Czestochowa – Polônia, da África, da China, de Beauraing, de Caacupé, da Virgem de Chapi, de La Vang, de Vailankanni, Nossa Senhora do Pilar, do Rosário, de Ajuda).
A Igreja no Brasil está em festa devido ao Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano, que se iniciou em 12 de outubro de 2016 concluindo-se no dia 11 de outubro de 2017. É um tempo favorável para contemplar Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo.
“Convidamos a todos para participar deste momento de oração, devoção e fé! Com a companhia maternal de Nossa Senhora, para que possamos caminhar juntos em comunidade!”, conclui Ionice.