Para ser feito todas as manhãs
A melhor maneira de evitar que você caia em velhas rotinas, maus hábitos ou pecados é reconhecer as coisas ou situações que o levam a cometê-los.
De fato, todos nós conhecemos os maus hábitos ou pecados que cometemos diariamente. Entretanto, na maioria das vezes, eles vêm antes de algo que poderíamos evitar ou, pelo menos, mudar.
O segredo, portanto, é começar cada dia reconhecendo essas situações e estabelecendo barreiras para se proteger.
O livro The Catholic Prayer Book and Manual of Meditations (“O Livro de Oração Católica e Manual de Meditações”), por exemplo, sugere este exercício espiritual matinal:
“Faça uma resolução firme de não cometer pecados durante o dia. Esteja alerta, especialmente contra seus pecados mais frequentes e persistentes. Além disso, considere bem todos os perigos e ocasiões de pecado que você provavelmente encontrará e reflita sobre os meios pelos quais você pode escapar deles. Faça uma firme resolução de resistir a toda tentação que possa surgir em seu caminho, e peça a Deus a graça necessária para fazê-lo.”
Portanto, seja qual for o pecado mais difícil de resistir, você pode começar cada dia pensando em sua programação e nas possíveis tentações que poderão surgir. Então, você pode criar um plano, onde toma medidas deliberadas para evitar cair nesses maus hábitos ou pecados.
Enfim, se você deseja progredir na vida virtuosa, precisa, acima de tudo, ser deliberado e planejar com antecedência.
Fonte: Aleteia