Durante sua visita ao Panamá para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco consagrará a Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua, que está sendo restaurada há alguns anos e já está terminado a sua obra. “Neste momento, estão fazendo obras de restauração. Estamos emocionados de saber que em janeiro, por ocasião da JMJ, Sua Santidade o Papa Francisco terá a honra de consagrar esta catedral, da qual nascem as demais dioceses da América Latina”, disse em entrevista ao Grupo ACI Pe. Javier Mañas García, guardião das igrejas do Bairro Antigo do Panamá.
O sacerdote mercedário explicou que o governo panamenho destinou cerca de 12 milhões de dólares para a restauração da igreja, que deverá terminar em novembro de 2018.
“Este templo é muito importante para nós, porque é a mãe da Igreja local e porque é a primeira catedral e arquidiocese do continente”, acrescentou.
Atualmente, a restauração da basílica menor contou com a instalação de um novo piso e fiação elétrica; foram restauradas as pinturas, o altar, o teto. Também será instalado um ar condicionado devido ao calor. Um órgão monumental também será instalado no início de 2019.
“Agora a Igreja local tem a missão de colocar os paramentos litúrgicos do altar e as imagens dos santos. Isso é feito através do Comitê Arquidiocesano dos Amigos do Bairro Antigo, cuja missão é restaurar e devolver o esplendor do patrimônio religioso”, acrescentou.
Além da catedral, outros quatro templos serão restaurados no Bairro Antigo da Cidade do Panamá, entre os quais as igrejas de La Merced, São José, São Francisco e São Felipe.
História da Catedral
Sua origem remonta a 1673, quando foram construídas as primeiras estruturas de madeira, pouco tempo depois da fundação da Cidade do Panamá. Entretanto, só em 1688 a catedral começou a ser construída oficialmente. A sua construção demorou 108 anos e foi finalizada em 1796.
A Catedral testemunhou acontecimentos históricos que marcaram o Panamá, como a leitura da Lei da Independência da América Central realizada na escada da catedral, em 28 de novembro de 1821.
Em 22 de dezembro de 2014, o Arcebispo do Panamá, Dom Jose Domingo Ulloa, informou que o templo havia sido elevado a basílica menor pelo Vaticano.
As obras de restauração começaram em 2015, após o anúncio do presidente Juan Carlos Varela.
Fonte: ACI Digital.