O encontro do Papa Francisco com o novo Presidente argentino, Mauricio Macri, já tem data marcada: será em 22 de janeiro, segundo informaram fontes próximas à Bergoglio.
Através de uma carta que chegou às mãos do Presidente por meio da mãe do Ministro Jorge Triaca, o Papa havia proposto inicialmente uma reunião para o dia 25. Macri, por sua vez, respondeu ao Pontífice sugerindo a data de 22, devido ao retorno à Argentina previsto para o dia 23, o que foi aceito.
O novo presidente argentino, eleito em 22 de novembro passado, deverá participar da reunião de cúpula em Davos, na Suiça, no dia 20, de onde então partirá para o encontro com Francisco no Vaticano.
Quando Bergoglio iniciou o Pontificado, o então Chefe de Governo portenho viajou ao Vaticano acompanhado da esposa e filha, mantendo um encontro privado com o Santo Padre. Após, participou da cerimônia de posse.
O novo Embaixador argentino junto à Santa Sé, Rogelio Pfirtzer, havia recomendado a realização do encontro para março. “As relações estão fluindo normalmente após vários desentendimentos, mas o certo é que Macri viaje especialmente ao Vaticano para reunir-se com Francisco, talvez no mês de março ou abril”. No entanto, o Chefe de Gabinete, Marcos Peña, avaliou enfaticamente a proposta de Francisco para reunirem-se o quanto antes.
Fonte: News.va