Celebra-se, nesta quarta-feira, 13, o sexto aniversário da eleição do Papa Francisco à Cátedra de Pedro. O Santo Padre, que continua os Exercícios Espirituais na Casa do Divino Mestre, em Ariccia, junto com os membros da Cúria Romana, celebra esse dia em oração. Até sexta-feira, 15, quando o Pontífice retornará ao Vaticano, os dias de Francisco, dos bispos e cardeais, continuam sendo marcados pela missa, oração das Laudes e Vésperas, Adoração Eucarística e a catequese do abade beneditino de São Miniato ao Monte, Bernardo Francesco Maria Gianni, uma pela manhã e outra à tarde.
Os dias são também marcados por momentos de convivência e partilha na hora do almoço e do jantar, mas o silêncio e a meditação, nesse Tempo de Quaresma, são os verdadeiros protagonistas. Enquanto isso, continuam chegando mensagens de felicitações de Chefes de Estado e de Governo, autoridades civis e eclesiais e fiéis, para celebrar o 13 de março de 2013 que fez de Jorge Mario Bergoglio o primeiro Papa latino-americano da história.
Com o Rosário e a Bíblia na mão, o Pontífice se senta no meio, conforme mostrado por algumas câmeras, para ouvir, junto com seus confrades, as meditações do abade beneditino sobre o tema “As cidades dos desejos ardentes. Olhares e gestos pascais na vida do mundo”.
No próximo domingo, 17, o Papa Francisco rezará a oração mariana do Angelus com os fiéis na Praça São Pedro, retomando os seus compromissos públicos e privados.
Felicitações do Cardeal Battista Re
O decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re, purpurado mais idoso presente nos Exercícios Espirituais, em Ariccia, parabenizou o Papa Francisco antes da missa, na manhã desta quarta-feira, 13, em nome do Colégio Cardinalício.
“Beatíssimo Padre, celebra-se hoje o sexto aniversário de sua eleição a Sumo Pontífice da Igreja Católica. Em nome de todos os presentes, gostaria de dizer-lhe que estamos felizes de celebrar essa missa junto com o senhor”, frisou o purpurado, pedindo a Deus para que seja luz, apoio e conforto ao Papa Francisco em sua tarefa de confirmar os irmãos na fé, seja fundamento da unidade e indique a todos o caminho que leva ao céu. “Estamos próximos ao senhor, Santo Padre, com grande afeto e dedicação sincera”, concluiu o cardeal.
Fonte: Canção Nova.