O Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 5 de abril, descreveu os trabalhos realizados pela 54ª Assembleia Geral do organismo. De acordo com o prelado, o evento “tem por finalidade a vivência colegial dos bispos do Brasil, sendo sinal de comunhão, unidade e vida fraterna”.
“Nos reunimos para refletir sobre o momento atual da Igreja e buscar caminhos para anunciar o Evangelho. Trata-se de uma reunião de muito trabalho, estudos, oração e partilha”, explicou o bispo auxiliar.
A primeira coletiva de apresentação da 54ª edição do encontro da CNBB contou com a participação de profissionais jornalistas de diversos veículos de comunicação.
Logo no início da coletiva, Dom Steiner apresentou aos jornalistas o tema central da Assembleia Geral, intitulado “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”. De acordo com o bispo, o texto sobre o laicato vem sendo estudado pelos bispos há três anos.
“Desejamos, agora, refletir sobre o papel dos leigos e sua missão na vida da Igreja e da sociedade. Queremos pensar, também, como podemos ser mais atuantes na sociedade. O leigo está presente na cultura, na Igreja, na vida da política e da sociedade de forma real e concreta. Por isso, é preciso discutir como então anunciar o Evangelho nessas diferentes realidades com a presença dos leigos e com a força do Evangelho”, disse.
Os debates em grupo a respeito do texto sobre os cristãos leigos preparado pela Comissão para o tema central devem dar início aos trabalhos. Depois, a redação será apresentada em plenário, entrando em votação, podendo receber desde emendas dos bispos até sugestões de ajustes.
Além disso, temas como “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos e as mudanças do quadro religioso no país serão analisadas ao longo do encontro.
Encerrando sua participação na coletiva, Dom Leonardo agradeceu aos profissionais de imprensa e destacou que “os meios de comunicação são importantes para elucidar a verdade do Evangelho”.
Programação da Assembleia Geral
Com início na manhã desta quarta-feira, 6 de março, às 7h30, houve missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom Sergio da Rocha, presidente da CNBB, e concelebrada por Dom Steiner e pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
A cerimônia de instalação da Assembleia Geral ocorre ainda hoje, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.
Já o retiro dos bispos será a partir de 9 de abril, às 15h30, encerrando no domingo, 10, às 12h, com uma celebração eucarística no Santuário de Aparecida. Na ocasião, a pregação ficará a cargo do presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.
A Assembleia Geral prossegue até 15 de abril, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida. Ao todo, aproximadamente 320 bispos devem participar da reunião anual do episcopado brasileiro.
Fonte: Gaudium Press.