Em clima de comunhão e partilha, detentos e agentes da Penitenciária José Maria Alckmin, de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), reinauguraram a Capela São Dimas, reformada por eles com o apoio da Pastoral Carcerária e da paróquia Nossa Senhora da Misericórdia.
No dia 4 de novembro, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a missa de reinauguração, com a presença de 60 detentos. Cerca de 40 pessoas, entre agentes da Pastoral Carcerária e funcionários do sistema prisional, também participaram.
Em sua homilia, dom Walmor ressaltou a importância do trabalho, da unidade e da comunhão, para uma convivência com mais amor e menos violência. O arcebispo também lembrou o Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizado em outubro, no Vaticano, para afirmar que “é preciso que todas as famílias vivenciem, cada vez mais, o amor e a unidade”.
A iniciativa da reforma da capela partiu dos próprios detentos e agentes penitenciários e contou com o total apoio da direção do presídio. A paróquia Nossa Senhora da Misericórdia organizou um mutirão, formado por uma rede de fiéis, para angariar todo o material de construção necessário para a reforma, que durou três meses.
Fonte: CNBB