A alegria é uma das realidades vivas do fruto do Espírito Santo agindo em nossa vida. Trata-se de uma das realidades indispensáveis para uma vida espiritual saudável. À primeira vista estas palavras podem soar como algo bonito, mas impossível de ser alcançado pelas pessoas normais. Esta conclusão brota da visão errada sobre a alegria.
Sempre imaginamos a alegria como resultado do sucesso alcançado nas mais diferentes áreas da vida. As pessoas normalmente ficam alegres ao receber boas notícias, por gozar de saúde, quando obtêm lucro financeiro, enfim quando tudo parece acontecer de acordo com o esperado. Viver deste modo significa ainda estar na dependência da vontade própria.
A alegria cristã é algo completamente diferente da do mundo, a qual é passageira. Em Filipenses 4,4 lemos: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos”. São Paulo deu este conselho estando em uma prisão. A alegria verdadeira não depende de coisas, circunstâncias ou pessoas, mas se desenvolve pela presença de Deus transformando nossas reações.
A consequência prática é: quando algum acontecimento ou pessoa trouxer decepção não deixe este sentimento colocar-lhe as algemas do desânimo. Revista-se da convicção de que nenhuma realidade pode abalar a sua segurança. Tal atitude é possível quando cremos nos cuidados amorosos de Deus, sem que venhamos a contestar os motivos das dificuldades. Alegrar-se não significa conformar-se, mas não se deixar abalar pelos dardos inflamados da derrota que Satanás tenta lançar sobre a nossa vida.
Dica de leitura: “Cura das Emoções em Cristo” do padre Alberto Gambarini é um livro repleto de orientações práticas de como aprender a renovar a mente e a lidar com os sentimentos de rejeição, falta de perdão, depressão, medo, ansiedade, solidão… Para ter uma vida espiritual saudável é preciso se lançar cada vez mais profundamente as raízes da esperança no Senhor da vida. Para adquirir, entre em contato pelo tel (11) 4667-4353 de 2° a 6°feira das 8h às 18h ou acesse nossa loja virtual: clique aqui.