Em meio às comemorações dos 450 anos de criação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro, também será celebrada pelos fiéis cariocas a Festa litúrgica do Santo.
Entre os destaques da Festa litúrgica está a imagem restaurada do Padroeiro, trazida por Estácio de Sá quando fundou a metrópole, e que atualmente está sob responsabilidade dos frades Capuchinhos.
No último dia 7 de janeiro, a Arquidiocese do Rio iniciou a tradicional Trezena de São Sebastião, ocasião essa em que ocorre a peregrinação da imagem pelos diversos pontos da cidade antes da grande Festa dedicada ao Padroeiro.
No dia 11, a imagem restaurada ficará exposta na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, situada na Tijuca.
Esculpida em madeira, a imagem de São Sebastião recebeu, ao longo desses últimos anos, mais de dez camadas de tinta, tendo sido retiradas durante a restauração, que levou mais de oito meses para ser concluída.
Com detalhes do corpo encontrados no processo, sendo identificada como estilo renascentista germânico, e com madeira proveniente de Portugal, a imagem de São Sebastião foi exposta pela primeira vez nas festividades de Natal do ano passado.
“Está sendo apresentada ao povo a imagem histórica, sinal [que evoca nos dias de hoje a época de quando o Rio começou”, afirmou o Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta. “Faz parte da nossa memória e representa um pouco da nossa vida”, completou.
Fonte: Gaudium Press