Hoje o Papa Francisco deverá aterrissar nas Filipinas e segundo as autoridades locais o pouso ocorrerá poucas horas antes do primeiro ciclone da temporada atingir o país. O Arcebispo de Manila pediu aos católicos que se unam em oração para que o clima não afete a visita papal.
O serviço meteorológico estatal informou que a tormenta tropical denominada “Amang” (que se traduz como “Pai”) chegaria com ventos máximos de 65 quilômetros por hora perto do centro e rajadas de até 80 quilômetros por hora nas extremidades.
“Amang” ingressaria na chamada zona de responsabilidade filipina às 8 a.m. de 15 de janeiro, à tarde o Papa Francisco chegará a Manila para uma visita de cinco dias.
À medida que a tormenta se aproxime do território filipino haverá céus nublados com chuvas ligeiras e prováveis tempestades elétricas. Segundo fontes oficiais há uma possibilidade de que a tormenta toque terra e no sábado desate chuvas em Tacloban, onde o super tufão Haiyan (Iolanda) deixou mais de seis mil mortos em novembro de 2013, e que o Papa visitará neste mesmo dia.
Em coletiva de imprensa no Sri Lanka, o diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, fez votos para que Amang não se converta em furacão e esclareceu que o Papa Francisco “não tem medo de chuva”.
Oração pelo clima
O Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle pediu aos sacerdotes, religiosos e leigos de sua arquidiocese que rezem pelo bom clima durante a visita papal.
O Santo Padre tem programado visitar os danificados de Tacloban, celebrar uma Missa multitudinária, almoçar com um grupo de sobreviventes e inaugurar um centro de assistência para os mais necessitados.
“Rezemos pelo bom clima durante a visita do Santo Padre. Imploremos ao Deus da criação que clareie os céus quando chegar o Papa Franciso e visite Tacloban”, afirmou.
Esta é a oração que difundiu o Arcebispo:
Pai Todo-poderoso, elevamos nossos corações para ti
em agradecimento pelas maravilhas da criação,
por tua providência ao prover nossas necessidades
e por tua sabedoria que guia o curso do universo.
Deus Pai Nosso te pedimos bom tempo e céus claros
quando nosso querido Papa Francisco aterrissar em nossas costas.
Oramos especialmente para que quando se encontre com o povo de Tacloban
seja sob condições justas e confortáveis,
para que todos possam experimentar plenamente o calor de sua presença.
Sabemos que nada é impossível para ti
e pedimos com coração humilde e contrito,
acreditando sempre na tua solicitude e providência.
Nós o pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo agora e para sempre.
Amém.
Fonte: Aci Digital