A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram a campanha SOS Furacão no Haiti, a fim de arrecadar recursos em solidariedade às vítimas do desastre natural que deixou cerca de mil mortos no país caribenho.
Segundo a Cáritas Brasileira, os recursos arrecadados “serão destinados a ações de urgência, como o fornecimento de água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene, lonas e tendas”.
A prioridade será em relação às “pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física”.
“Com este apoio – explica a entidade –, também pretende-se ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população”.
Estima-se que um milhão de pessoas tenham sido afetadas pela passagem do furacão Matthew pelo Haiti e que o número de mortes possa passar de mil. A maioria das vítimas mortais foram registradas em Les Cayes, Dame Marie e Jeremie, na região do Sul.
Este foi o pior desastre enfrentado pelo Haiti desde o terremoto de janeiro de 2010, que deixou mais de 300 mil mortos. Milhares de haitianos atingidos por este sismo ainda hoje vivem em barracas, o que agrava ainda mais a situação do país após a passagem do furacão no início deste mês.
Nesse sentido, a Cáritas Brasileira e a CNBB convidam “a colaborar com a campanha SOS Furacão no Haiti as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para realizarmos juntos uma grande corrente de oração e de gesto concreto de solidariedade em favor dos irmãos e irmãs do Haiti”.
As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, administradas pela Cáritas Brasileira em favor das vítimas do furacão Matthew:
Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33781-1
Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta Corrente: 3943-9
CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419.0001/16
Fonte: ACI Digital