O XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada será amanhã, 2 de fevereiro, sábado, quando é comemorada festa litúrgica da apresentação do Senhor no Templo.
A propósito da comemoração, na tarde deste dia o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro.
O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, concelebra com o Papa.
Cansaço da Esperança
Recorda-se que o último encontro de Francisco com fiéis de vida consagrada foi durante a última Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.
Foi nesta ocasião que o Papa, em sua homilia proferida na Basílica da capital panamenha, chamou a atenção de seus ouvintes para o que ele denominou de “cansaço da esperança”.
Foram palavras do Pontífice:
“O cansaço da esperança nasce da constatação de uma Igreja ferida pelo seu pecado e que, muitas vezes, não soube escutar tantos gritos nos quais se escondia o grito do Mestre: ‘Meu Deus, porque me abandonaste?'”
Para o Papa, este “e um cansaço paralisador”, que coloca também “em dúvida a própria viabilidade da vida religiosa no mundo de hoje”.
Dom João de Aviz comentou a respeito da homilia do Pontífice aos consagrados, no Panamá, e indicou que para reverter esta situação é necessário aos consagrados “voltar ao ideal do amor primeiro”.
Fonte: Gaudium Press.