O Arcebispo de Bruxelas, Dom Jozef De Kesel, decidiu cancelar a celebração da Missa Crismal na Catedral local depois dos ataques cometidos pelo Estado Islâmico na capital belga durante a manhã de hoje.
Em um comunicado divulgado pelo Prelado e seu Bispo Auxiliar, Dom Jean Kocherols, afirma-se que não celebrarão está Eucaristia de Semana Santa, na qual consagram o óleo para os Sacramentos “por razões evidentes de segurança”.
“Com certeza é uma pena não celebrar está eucaristia, mas também o fazemos em solidariedade com o que estão vivendo nossos compatriotas”, afirmam os bispos que dizem estar “surpreendidos e afetados pelo atentado que aconteceu hoje”.
Além disso, o texto diz: “com ocasião dos dias mais Santos do ano, estamos convencidos de que devemos permanecer de pé ante todas as cruzes de hoje. Estamos próximos aos familiares e amigos com nossa oração e amizade”, indicam.
Como não haverá a Missa Crismal, explicaram os bispos, uma pequena delegação irá amanhã à noite a Nivelles para solicitar, em nome da Igreja em Bruxelas, o óleo para os sacramentos. A distribuição será feita, como de costume, por meio dos decanatos.
Na manhã de hoje, duas explosões consecutivas ocorreram no aeroporto de Bruxelas (Bélgica) e uma terceira foi registrada na estação de metrô de Maelbeek, no centro da capital e muito próxima aos edifícios da Comissão e Parlamento Europeu.
Os atentados já foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
Fonte: ACI Digital