Diante das chuvas que deixaram mortos e desabrigados no Rio de Janeiro, bispos das dioceses locais exortaram a população à solidariedade com os atingidos.
No último fim de semana, fortes chuvas caíram sobre cidades do estado do Rio de Janeiro, causando alagamentos e desabamentos. Até o momento, cinco pessoas morreram e, segundo a Defesa Civil do estado, há cerca de 5 mil desabrigados/desalojados.
Em nota publicada pela Diocese de Nova Iguaçu, que engloba diversas cidades da Baixada Fluminense, o bispo diocesano, Dom Gilson Andrade da Silva, assinalou que “desde o domingo, 1º de março, estamos acompanhando, através da nossa presença nas diversas paróquias da Diocese, a situação crítica em que se encontram algumas regiões, em consequência das chuvas do fim de semana”.
“Quero manifestar a solidariedade da Igreja Católica aos que estão sofrendo neste momento e dizer que as paróquias das áreas atingidas estão mobilizadas para encaminhar os necessitados de ajuda, contando com a solidariedade dos irmãos, e apoiando o poder público nas ações em favor dos que precisam”, afirmou.
O Prelado também convidou a que “esta situação difícil nos ajude a viver com intensidade o espírito fraterno da Quaresma”.
“Ao vermos a situação de calamidade que nos cerca, não fiquemos indiferentes, façamos o que podemos para abrir-nos à verdadeira compaixão que nos leva a cuidar da carne de Cristo que sofre na vida de tantos irmãos e irmãs e a pensar em ações futuras que minimizem os atuais dramas”, completou.
Por sua vez, a Arquidiocese do Rio de Janeiro publicou em suas redes sociais informações sobre como a população pode colaborar com doações para os atingidos pelas chuvas, os quais necessitam de roupas, alimentos, agasalhos, produtos de higiene, águia mineral e colchonete.
“Todas as paróquias da Arquidiocese do Rio estão abertas para receber doações”, afirma.
Além disso, segundo a Arquidiocese, é possível colaborar por meio de doações pela conta bancária, em nome da Cáritas Emergências (CNPJ: 34.267.971/001-14): Bradesc; Ag: 814-1; CC: 48500-4.
Já a Diocese de Itaguaí informou que, “devido às consequências dos danos causados pela chuva que caiu torrencialmente nesses últimos dias sobre Itaguaí e região, a Catedral de São Francisco Xavier e a Capela de São José Operário estão à disposição para acolher os desabrigados”.
“Precisa-se urgente de voluntários e doações de água, alimentos e roupas. A cada um que puder ajudar, nossa prece de gratidão e da parte de Deus, a graça da Salvação”, concluiu.
Fonte: acidigital