A obra é uma opção para quem tem dificuldade em perdoar ou pedir perdão, mas deseja mudar essa situação. Ela oferece, em um de seus capítulos, oito passos práticos para uma vida reconciliada.
O perdão é um instrumento eficaz para uma vida reconciliada com Deus, consigo e com os outros. É sobre esse tema que Ana Paula Gomes, consagrada da Comunidade de Vida, discorre no livro Como Perdoar, da Edições Shalom. A obra faz parte da coleção COMO que traz de forma breve, porém profunda, diversos temas (evangelização, redes sociais, educação dos filhos, etc.). A leitura das 120 páginas de Como Perdoar é catequética, oracional e emocionante.
Os três primeiros capítulos trazem fundamentos importantes para a compreender o perdão como caminho de amor e como necessidade de todo homem. Para isso, Ana Paula se vale das Sagradas Escrituras e, é claro, de documentos papais sobre o tema, além do Catecismo da Igreja Católica. O mais interessante é a forma como a autora apresenta o assunto, sem exigências ou obrigações, mas como uma proposta a ser vivida por aquele que deseja perdoar ou pedir perdão.
A inserção de passagens bíblicas referentes ao perdão faz toda a diferença na leitura, pois oferece uma experiência de Lectio Divina. Além disso, a metáfora da batalha, utilizada pela missionária, ajuda a compreender que o perdão é questão de decisão, contudo, é necessário vencer a si mesmo para se decidir. Para isso, a humildade é a via, pois afasta o orgulho (principal empecilho para uma vida reconciliada).
O testemunho de Jesus, que na Cruz perdoou seus malfeitores, o testemunho de Santo Estevão, que perdoou os que o apedrejaram, e o testemunho de São João Paulo II, que perdoou o homem que atentou contra sua vida, são referências capazes de contribuir para que o leitor deseje realmente viver o perdão. Contudo, a autora, entendendo a necessidade de oferecer algo mais concreto, traz a história do jovem Diego. Sobre esse capítulo, uma coisa é certa: você vai se emocionar.
A obra é uma opção para quem tem dificuldade em perdoar ou pedir perdão, mas deseja mudar essa situação. Ela oferece, em um de seus capítulos, oito passos práticos para uma vida reconciliada. A autora resume as páginas de Como Perdoar a partir da seguinte frase atribuída a Santo Agostinho: “Conhece-te, aceita-te, supera-te”. Para entender melhor essa síntese, adquira já o seu livro e deixe que a leitura dele renove em você o desejo pela vida em comunhão com Deus, consigo e com os irmãos.
Fonte: Comunidade de Vida Shalom