A peregrinação da Capelinha com a Imagem e a Relíquia de São Francisco de Assis é uma das iniciativas lançadas neste ano pela Ordem Franciscana Secular (OFS), com o propósito de celebrar o Jubileu de 800 anos da fundação e reconhecimento da Ordem Franciscana pela Igreja Católica, a ser celebrado em 2021.
Sendo assim, a imagem e a relíquia percorrerão todas as fraternidades do Brasil preparando as pessoas para esta comemoração.
Considerada um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos, a Imagem de São Francisco de Assis acompanha um fragmento do osso do Santo, ofertado pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais.
Ambas vindas de Assis, na Itália, já iniciaram a jornada pelo distrito que compreende oito fraternidades, sendo elas Votuporanga, São José do Rio Preto (duas fraternidades), Catanduva, Severínia, Bebedouro, Olímpia e Barretos.
Em Barretos, a chegada da Relíquia e da Imagem Peregrina ocorreu neste domingo, 1º de maio, na Catedral Divino Espírito Santo.
Logo após a missa das 9h30, aconteceu uma caminhada com os objetos de São Francisco com destino ao Educandário Sagrados Corações.
Até o dia 4 deste mês, a imagem e a Relíquia serão acolhidas nas Congregações Religiosas com carisma franciscano, sendo depois levadas para a cidade de Franca.
Fraternidade Divino Espírito Santo
Fundada em 1919, a Fraternidade Divino Espírito Santo celebrará seu centenário de criação em 2019. Na cidade paulista de Barretos, as pessoas simpatizantes à vida de São Francisco de Assis e Santa Clara são convidadas a participar das reuniões da fraternidade todos os terceiros domingos de cada mês, no Educandário Sagrados Corações.
Fonte: Gaudium Press