Para as pessoas de modo geral o trabalho é simplesmente um meio para buscar o sustento. Neste sentido o objetivo principal é o pagamento no final do mês.
O trabalho tem estas duas dimensões, porém, para o cristão existe algo a mais, conforme lemos em Colossenses 3,17: “Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.
Quando o trabalho é importante parte de uma vida santificada, torna-se canal para tornar presente Deus no mundo. O trabalho bem feito manifesta a consciência de sermos representantes de Deus e colaboradores na construção da civilização do amor.
O trabalho feito somente por obrigação, com omissão ou interesse não reflete o efeito da verdadeira oração. A oração do coração, guiada pelo Espírito Santo nos da consciência de que todas as nossas atividades ou trabalhos são oportunidade para dar testemunho da nossa fé.
Para Deus não importa se o trabalho é caseiro, simples ou se é de grande responsabilidade e exige capacitação especial. Vale entender serem a oração e o trabalho parceiros espirituais.
Rezar bem significa também levar a presença de Deus para o trabalho. E assim se realiza a benção de Provérbios 16,3 “Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito”.
Padre Alberto Gambarini
amém !!!!