Você já prestou atenção nas obras de arte do Santuário Nacional? Observou como a figura da mulher é enaltecida, a começar pela dona da Casa, a Mãe Aparecida.
Nas naves sul e norte do Santuário as obras de arte apresentam em painéis de azulejo, como as mulheres da bíblia e as mulheres contemporâneas contribuíram e ainda contribuem, para a difusão da fé e o seguimento de Cristo.
Conheça os espaços do Santuário dedicado às mulheres:

Painel com as mulheres do Antigo Testamento – Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam.
Retábulo de Nossa Senhora Aparecida: Na nave sul da Basílica o Portal de Nossa Senhora, espaço com o nicho da Imagem, é ladeado por doze mulheres do Antigo Testamento que prefiguram Maria, a escolhida por Deus, são elas: Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam, Débora, Rute, Ana, Abisag / Abigail, Judite e Ester. A obra de Claudio Pastro foi inaugurada em agosto de 2011.
Painel da rampa de saída da Imagem de Aparecida: Também na nave sul, o painel recorda o milagre da menina cega da cidade de Jaboticabal (SP). A mãe Dona Gertrudes, firme na fé e confiante na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, entregou a sua filha a proteção de Maria e Jesus, que na sua misericórdia concedeu a cura da cegueira da menina, pela intercessão da Padroeira do Brasil. Mãe e filha em sua simplicidade ensinam a beleza da fé, confiança e coragem em Deus.
Painéis da infância de Jesus (Nave Sul): Da Anunciação à Sagrada Família os painéis nos recordam o comprometimento de Maria com o Projeto de Deus. Maria é exemplo de entrega a Cristo e ao próximo.
Painel do Cristo Sol e as Mulheres na História da Igreja: Na composição deste painel na nave norte, o artista Claudio Pastro retratou algumas mulheres de cada século, representando aquelas que seguiram Cristo, acreditaram e viveram a fé.
O painel localizado na nave norte, acima da Porta Santa, traz 71 mulheres do primeiro ao terceiro milênio. A obra foi inaugura no Santuário em outubro de 2005 e as únicas mulheres homenageadas em vida foram Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares (falecida em 2008) e Maria Helena Chartuni, restauradora da Imagem de Nossa senhora Aparecida.
Esculturas
Duas esculturas também chamam a atenção do devoto dentro da Basílica, elas estão localizadas na Capela de Passagem, espaço de transição dentro do Santuário. As peças foram esculpidas em madeira pelo artista Valter Frasson.
A escultura ‘Maria Acolhe seu Filho’ de 2006 simboliza a Mãe acolhedora, protetora nos sofrimentos e presente nas nossas quedas.
A escultura ‘Nossa Senhora da Piedade’ de 2003 apresenta a Mãe zelosa e piedosa que nos carrega e nos ampara, assim como fez com Jesus descido da cruz.
As duas peças retratam a força do amor de uma mãe, que em tudo ampara e acolhe os seus filhos.
Fonte: Zenilda Cunha/CDM Santuário.
Fonte: A12.
Emocionante e impactante. Ficaria no Santuário durante dias. Fortalecimento da Fé.