A semana santa começa no Domingo de Ramos. Uma semana cheia de alegrias, e ao mesmo tempo de dor para Jesus. Tudo começa com a entrada triunfal em Jerusalém. As pessoas acolhem Jesus espalhando as roupas pelo chão, fazendo como que um grande tapete real. Outras, cortam ramos para aclamá-lo com as boas vindas. São Lucas descreve esta cena de um modo emocionante: “Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. E dizia: Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus! (Lc 19,37-38).
Na 5º feira santa, véspera da morte na cruz, Jesus revela dois sentimentos fortes em relação a nós, durante os preparativos da última ceia. O primeiro esta em Lc 22,15: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer.”. Aí fica evidente o desejo do nosso maior amigo: encontrar-se continuamente conosco. E por quê este desejo? Em Jo 13,1 temos a resposta: “como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.”. Nesta noite feliz realiza o maior dos seus milagres: a Eucaristia: “Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós…”(Lc 22,17-20). Será possível o pão e o sangue se transformarem no Corpo e Sangue de Jesus? Se com a Sua Palavra curava, libertava das forças malignas e perdoava os pecados, também tem o poder para tornar realidade esta maravilha: Isto é o meu corpo… Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue. É um privilégio participar desta noite, onde mergulhados na grandeza do amor de Jesus por nós. Este amor é tão forte que se dá em alimento para a nossa salvação, cura, libertação e perdão.
Na 6º feira santa aparece a contradição do coração humano. A multidão se volta contra Jesus e grita “crucifica-o…crucifica-o”. Em muitos lugares é dia de silêncio, oração… as pessoas se recolhem para meditar sobre o significado da cruz. Quantas vezes, Deus permite que carreguemos a cruz de certos problemas, mas quando chegamos ao Calvário, Jesus assume o nosso lugar. A celebração das 15 hs – hora da morte de Jesus – é o ponto alto deste dia de amor. Também é bonita a fé do povo de percorrer as ruas com a Via Sacra.
Chega o sábado com a Vigília Pascal. Esta é uma das celebrações mais antigas da Igreja. É a espera da ressurreição. Muitos são os símbolos usados para nos ajudar a viver o significado profundo desta noite santa. O sacerdote acende o fogo novo, sinal da força do Espírito de Deus para avivar a chama da nossa fé. A Igreja escura, recorda como é o mundo sem Deus. Acender as velas aponta para Jesus, luz do mundo, e renova no coração de todos a alegria e esperança. A benção da água e a renovação das promessas batismais, demonstra o nosso valor aos olhos de Deus: somos Seus filhos amados, ninguém esta excluído deste amor!
Finalmente, chegamos ao grande dia: Domingo de Páscoa. Depois de tantos acontecimentos dramáticos, a conclusão é incrível! Jesus ressuscita dos mortos. Ele esta vivo! Ele fez tudo isso por causa de você.
A semana santa é o convite de Deus para a aventura de uma vida rica de bênçãos e vitórias. Tudo aconteceu rapidamente, como é a própria vida. Não podemos perder tempo olhando para trás, remoendo erros ou oportunidades perdidas. Existe esperança. Você pode transformar a morte em vida! Basta aprender as lições desta semana santa.
Esta é hora de Deus para a sua vida! Levante os ramos acolhendo Jesus no coração. Entre na sala do cenáculo contínuo da santa missa. Una-se à doce Virgem Maria e ao discípulo amado aos pés da cruz. Acenda a luz da nova vida, renovando a graça da sua amizade com Jesus. E por fim no Domingo de Páscoa, eleve o seu canto de Aleluia!
Feliz Páscoa! Feliz Páscoa! Feliz Páscoa! Feliz Páscoa!
Oração para a Páscoa
Pai de infinito amor.
Creio que Jesus esta vivo,
Ele ressuscitou para me abençoar!
Nas águas do batismo,
Recebi o dom da nova vida.
Faz-me viver nesta grandeza,
Ajudando-me a crescer em sabedoria e graça.
Senhor Jesus,
Que a paz de Tua presença,
fique comigo,
para que eu possa fazer da cada dia,
o dia mais belo de minha vida.
Renova em mim
A força para vencer todos os sinais
da morte causados pelo pecado,
erros, traumas, vícios, decepções…
Dai-me uma fé alegre,
uma mente sem malícia,
um coração generoso,
palavras edificantes,
e afasta-me de tudo
o que não é próprio
do Teu amor em mim.
Para isso, mantêm aceso
o fogo do Espírito Santo,
dando-me uma vida de ressuscitado!
Amém. Aleluia!
DEPOIS DE TER LIDO TÃO LINDA REFLECÇÃO FIQUEI PASMA SOU UMA LEIGA, O QUE DIZER DIANTE DE TANTAS ESPIRAÇÃO DIVINA A PENAS OBRIGADA ESPIRTO SANTO POR BOTAR NO MEUS CAMINHOS PESSOAS TÃO ILUMINADAS
Sempre aprendendo Otima esplicacao amei a oracao obrigada padre sua bencao
Belas e esclarecedoras palavras.Evangelizar sempre.Seja feliz em seu apostolado, Padre Gambarini.
Lindo! Evangelizar é preciso. Meu testemunho: foi curada da coluna aí no Santuário em 1998, minha mãe que Deus à tenha foi comigo até aí, fui pedir a cura dela (glaucoma) e JESUS me vurou da coluna, até hoje estou bem. Glória a Deus por isso e também por outras graças recebidas. AMÉM.
Curto demais a voce Padre suas mensagens sao sempre construtivas lindas Amei a oracao Deus Abencoe a ti por esta obra linda.
Obrigada obrigada obrigada,,,, Assim seja,,,
PADRE GABRIEL ADOREIU A SUA ORAÇÃO QUE DEUS DEIA SAUDE E PAZ EM TODO O MUNDO AMÉM
Eu sempre vou acreditar em Deus e sua família, porém eu e a paz do Senhor sempre caminhamos de mãos dadas, o amor de cristo sempre irá nos unir.