Stella Kim Yuna, medalha de ouro em patinação artística nos jogos de inverno de Vancouver (2010) e campeã mundial na mesma modalidade esportiva em 2008, continua sendo uma forte candidata a conquistar uma nova medalha olímpica de ouro no atual campeonato de inverno em Sochi, na Rússia.
Ela tornou-se um exemplo não só para o mundo esportivo, mas para o mundo católico. É tida como modelo por seus inúmeros admiradores na internet por causa do modo de demonstrar e viver sua fé publicamente e por engajar-se nas causas católicas de ajuda humanitária e evangelizadoras. É o que informa a agencia informativa americana CNA.
Kim Yuna nasceu na Coreia mas, emigrou-se para o Canadá em 2006. Ali ela converteu-se ao catolicismo em 2008 e, ao ser batizada, recebeu o nome de Stella (Estrela) que foi inspirado em uma das invocações de Nossa Senhora contidas na ladainha lauretana: Stella Maris (Estrela do Mar). E ela, de fato, transformou-se em uma “super estrela”.
Stella Kim Yuna jamais se esquece de rezar uma breve oração ou fazer o sinal da cruz antes de uma competição em que ela participa.
Seu testemunho vai além do que poderia ser interpretado como um simples ato mais ou menos supersticioso: é fé mesmo.
Um terço no dedo
Em 2010, ela somou-se aos esforços dos bispos coreanos numa campanha nacional para explicar o terço ao grande público.
Ela revelou a seus admiradores que o anel que traz no dedo anular é uma espécie de aliança mas, na verdade, trata-se de uma dezena do terço. Com ele é possível recitar o rosário inteiro nos intervalos de seus treinamentos e afazeres.
Ela é devota incondicional de Nossa Senhora e reza bastante a ela.
Stella Yuna canaliza sua fama para ajudar prestar serviços a instituições de caridade, como hospitais, escolas, universidades e ainda outras organizações. Em 2012, ela doou centenas de milhares de dólares para que os Salesianos de Dom Bosco pudessem usá-los em suas missões de evangelização e formação em escolas no sul do Sudão.
Fonte: Gaudium Press