Todos os dias encontro pessoas vivendo em um padrão muito abaixo do seu potencial. São pessoas boas, cheias de riqueza interior, trazendo no coração o desejo de serem felizes. Entretanto, a realidade é outra. Vivem em constantes questionamentos, com altos e baixos, como se o melhor da vida sempre estivesse escapando pelos dedos das mãos.
Este não é o propósito de Deus para a vida dos seus filhos muito amados. E você é uma destas pessoas especiais. E sabe por quê? Deus criou você diferente de todas as outras obras da sua criação. Em Gn 1,26.28 lemos: “”Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine…Deus os abençoou…” Deus deu a você a capacidade para fazer da vida o lugar da felicidade.
Este tesouro esta dentro de você. Não permita que fatos do passado ou presente tirem a sua garra para reagir diante da vida. As pessoas perdem muito tempo remoendo coisas que não é mais possível corrigir, ou também desistem facilmente de continuar lutando.
Dê um basta nesta situação, dizendo a você mesmo: a partir de hoje, vou viver como um filho de rei, e não como um derrotado. Não existe exagero em pensar assim! Afinal, você é filho de Deus. Ele é o rei do universo!
O caminho para a mudança de atitude é ensinado por Jesus em Mc 11,23: “Em verdade vos declaro: todo o que disser a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar, se não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre.”. Nosso Senhor falou uma palavra chave: se não duvidar no seu coração. Por isso, é importante o cuidado com os pensamentos e palavras. Por quê? Se acreditamos de um modo, e reagimos de outro, nunca seremos filhos de rei.
Por uma série de motivos, os nossos pensamentos estão contaminados pelas palavras não posso, não consigo, não sou capaz. As atitudes e palavras acabam acompanhando o que pensamos. E assim, do nosso pessimismo nasce a derrota, a frustração de nunca alcançar os sonhos da vida.
Não estou dizendo que esta é uma fórmula para não ter mais problemas, e ver sempre tudo funcionando as mil maravilhas. Mas, mesmo tendo que enfrentar situações difíceis, se você mudar de atitude mental, será outra pessoa.
Examine quais são os seus pensamentos, atitudes, palavras e reações diante da vida. Tudo o que for negativo, pessimista, ou leva você a desanimar, apresente a Deus. Diga: Ensina-me a olhar para mim, como sou visto por Ti.
Ato de confiança em Deus
Meu Senhor e meu Deus, estou inteiramente persuadido que vós cuidais daqueles que em vós esperam, e que nada pode faltar a quem de vós tudo espera; pelo que estou resolvido a viver de agora em diante sem a menor perturbação e de lançar-me totalmente aos vossos cuidados.
Mesmo vindo contra mim pessoas, doenças ou qualquer outro tipo de dificuldade, não poderão tirar-me as forças e os meios de continuar vivendo como vosso filho(a) amado(a). Nunca perderei a confiança na vossa misericórdia; antes conserva-la-ei até ao último suspiro de minha vida; em vão se esforçarão os demônios do inferno para arrancá-la, nada poderá jamais abalar a minha firmeza.
Em paz, em vós mesmo, dormirei e repousarei. Estou seguro de que serei eternamente feliz, porque de vós, ó meu Deus, é que espero firmemente a minha felicidade. Ninguém confiou em vós e ficou confundido. Finalmente estou certo, ó meu Deus, de que jamais será demasiada a confiança que eu em vós puser, e que de vós não hei de receber menos daquilo que de vós houver esperado.
Espero, e estou seguro, que vós me amareis sempre; e espero também que vos hei de amar sem voltar atrás nesta decisão, quero vos amar sem reserva, sem limites.
Assim seja.
Fonte: Pe. Alberto Gambarini
Padre Alberto: Mais uma vez o senhor abordou um tema muito importante, o que com certeza é a realidade de um grande número de pessoas. Que essas suas palavras consigam tocar no fundo do seus corações , e assim retornem a alegria de viver. com a plena certeza do amor de Deus. Nossa Senhora o abençoe sempre. Amém.