Você costuma rezar com seu cônjuge? Lembre-se: somos filhos amados de Deus. Assim sendo, precisamos manter com Ele uma relação de proximidade e diálogo, que nos permita falar e ouvir, sendo instruídos por este Pai amoroso, que deseja nos conduzir e nos dar o Seu Coração como lugar seguro de descanso e renovação.
Para aqueles que receberam do Senhor o chamado ao matrimônio, a oração é um caminho de constância, reorganização e opção por Deus, pelo chamado e pelo outro. Um alimento vital de cada dia, que não pode ser desconsiderado ou relativizado.
Juntos e separados, momentos de agradecimento e súplica fazem total diferença na vida do casal. Orar um pelo outro; pelos filhos; submeter as decisões da família ao Senhor; pedir iluminação para os passos que devem ser dados na concretização dos planos e projetos familiares… fazem toda a diferença para que o relacionamento do casal seja saudável e forte. Aqui estão cinco motivos pelos quais você deve rezar com seu cônjuge:
1) A oração é um escudo
Suplicar ao Senhor sua benção e proteção faz toda a diferença para um casal. Muitas são as tentações e provações dentro de um relacionamento, mas muito maior que elas é a força do senhor que dá o discernimento de cada dia.
2) A oração é um lugar de aperfeiçoamento
Sabemos que somos frágeis e limitados, assim como nosso cônjuge. A oração é um espaço para reflexão e aperfeiçoamento contínuo, pois a graça de Deus opera justamente em nossa humanidade que se submete, para ser melhor. Onde há um ser humano em processo de melhoria, lá Deus está com Sua graça abundante.
3) Treinamento para a escuta
Ouvir é uma tarefa árdua! Somos muito tendenciosos a falar demais e ocupamos muito tempo do nosso dia com barulhos exteriores. Na oração, somos convidados a afinar a nossa escuta de Deus, que consequentemente nos ensinará a ouvirmos melhor aquele que partilha da vida conosco.
4) Lugar de perdão e amor
É na intimidade com Cristo que aprendemos sobre perdoar e amar. Temos conceitos superficiais e confusos sobre isto e o próprio Mestre nos ajuda a mergulhar em um entendimento maior destes 2 caminhos tão necessários dentro da vida matrimonial.
5) A oração desenvolve o sentido do SIM
É com Ele, nosso Deus, que recordamos e reafirmamos o sentido das opções de cada dia. Amar o outro com o nosso amor humano e com a graça que recebemos do céu todos os dias é uma experiência engrandecedora que aquece o coração e renova os bons propósitos.
Fonte: Aleteia (adaptado)