O purgatório é a purificação final dos eleitos que morreram na graça e na amizade de Deus, mas que não alcançaram, ainda, a santidade necessária para usufruir da alegria celestial. A purificação final nada tem a ver com o castigo dos condenados. Dois textos bíblicos são fundamentais na compreensão deste tema: Mt 12,31 e 2Mc 12,46.
No texto de Mt 12,31, diz-se que o “pecado contra o Espírito Santo não será perdoado nem no presente século e nem no futuro”. Esta afirmação nos leva a deduzir que alguns pecados poderão ser perdoados no século futuro.
Já em 2Mc 12,46, Judas Macabeu mandou oferecer um sacrifício expiratório pelos que haviam morrido, a fim que obtivessem o perdão dos pecados. A partir destas citações e de sua Tradição, a Igreja sempre orou pelos defuntos, particularmente na celebração Eucarística, para que purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus (cf. CIC 1030-1032).
Fonte: Sou Católico: Vivo a minha fé, CNBB
Dica: Morte: A nossa vida terrena tem um fim. Esta é a verdade da qual as pessoas vivem fugindo, e por isso, quando a morte vem, sentem-se abaladas. Quer entender mais sobre este assunto ? Leia o livro do Pe. Alberto Gambarini: Morte: Lucro ou perda?
Ligue de segunda a sexta para (11) 4667-4353 ou acesse a loja virtual: www.lojaencontrocomcristo.com.br
Acho mto importante esse esclarecimento sobre o purgatório e sobre pecados mortais. Agradeço profundamente todas essas mensagens tão importantes para nós católicos. Obrigado Padre. Tenho seu livro de orações e já emprestei para algumas pessoas em tempos de combate com o inimigo. Deus te abençoe !!! Abs Marco