Os visitantes poderão circular pela a arena, tendo um ponto de vista dos mártires cristãos que por ali passaram
Um novo piso será construído no Coliseu, o famoso local romano de competições de gladiadores e de execuções de cristãos.
Em dois anos, os visitantes poderão caminhar até o centro da arena e se imaginar na posição de um cristão, vestido com pele de animal e pronto para ser devorado pelos cães de Nero.
O projeto de 18 milhões de dólares instalará um piso retrátil de 10.000 m2, com painéis giratórios de madeira que, quando recolhidos, revelarão as câmaras abaixo.
O ministro da cultura da Itália, Dario Franceschini, disse à Reuters que o novo piso tornará a visita ao Coliseu uma experiência mais envolvente.
“Você poderá caminhar sobre ele e ir ao centro do Coliseu, vendo-o da mesma forma que os visitantes costumavam ver até o final do século 19”, disse Franceschini à Reuters.
Na Roma Antiga, um piso de madeira coberto de areia cobria uma rede subterrânea de túneis e câmaras onde animais e guerreiros eram mantidos até seguirem para a arena.
A ideia de restaurar o piso veio da arqueóloga Daniele Manacorda, em 2014. Na época, os críticos temiam que as ruínas antigas pudessem ser transformadas em uma sala de concertos de rock ou até mesmo em estádio de futebol.
O ministro da cultura italiano, Dario Franceschini, apoiou a ideia e convidou arquitetos a enviarem projetos para um novo piso.
“Onde está escrito que você não pode proteger o valor do Coliseu ao mesmo tempo que o torna mais dinâmico e utilizável?” – ele disse naquela época.
Com a aceitação da proposta de um novo piso, a Itália dá um passo a mais rumo a esse sonho.
Fonte: Aleteia