Esses santos ensinaram o poder da alegria, mesmo em dias difíceis
Alegria e bom humor foram elementos importantes na vida de muitos santos, que ensinaram os outros a permanecer alegres, mesmo em meio a dificuldades.
O Papa Francisco também enfatizou essa ideia. Na exortação apostólica Gaudete et exsultate, o Santo Padre escreveu: “Longe de serem tímidos, melancólicos, amargos, melancólicos ou com uma expressão triste, os santos são alegres e cheios de bom humor. Embora completamente realistas, irradiam um espírito positivo e esperançoso.”
Aqui estão alguns santos que expressaram essa alegria em suas vidas. Inspire-se neles!
SÃO JOÃO BOSCO
São João Bosco é muito conhecido por sua atitude alegre, algo que fazia parte de sua personalidade quando menino. No início de sua vida, ele começou o que chamou de “Sociedade da Alegria”. Henri Gheon explica que os membros “se reuniam à noite na casa de um ou outro deles para ler, rezar, aprender, receber o conselho ou a correção uns dos outros. Eles cantavam, riam e visitavam capelas à beira do caminho, colhendo mirtilos e morangos silvestres.”
.
Bosco era acrobata e fazia shows para encantar seus amigos. Essa atitude alegre continuou na idade adulta e, mais tarde, ele escreveu: “Sou um homem que ama a alegria e, portanto, deseja ver você e todos felizes. Se você fizer o que eu digo, ficará feliz e alegre de coração”. Para D. Bosco, o segredo da alegria era viver para Deus.
SÃO DOMINGOS SÁVIO
São Domingos Sávio era aluno de São João Bosco e adotou, igualmente, uma atitude de alegria. Certa vez, ele disse a um amigo: “Você deve saber que a santidade consiste em ser sempre alegre. Apenas tentamos evitar o pecado, que é o grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz de coração, e tentamos cumprir exatamente nossos deveres”. Ele também tentava animar seus amigos sempre que pareciam sombrios e era conhecido por sua alegre capacidade de contar histórias.
SÃO TOMÁS MORE
São Tomás More tinha uma abordagem alegre da vida, mesmo quando estava sendo perseguido por todos ao seu redor. Essa abordagem pode ser comprovada em uma oração que ele mesmo escreveu. Na prece, ele pede: “Dai-me uma maneira de ser, de forma que eu seja capaz de ignorar o aborrecimento, as lamentações e os suspiros” (Clique aqui para ler a oração na íntegra).
SÃO FELIPE NERI
São Felipe Neri é conhecido como o “santo padroeiro da alegria” e o “santo bem-humorado”. Ele gostava de zombar de si mesmo, usando o humor para manter sua humildade.
Segundo Shaun McAfee, “Neri era conhecido por se apresentar em eventos importantes com metade da barba raspada, dar instruções erradas aos seus discípulos, ler livros piadas… Quando fazia isso, causava uma mistura de emoções…”
SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
São Josemaria Escrivá levou a vida com alegria e e ensinou outras pessoas a compartilhar seu otimismo cristão. Frequentemente, ele escrevia sobre o assunto, como o fez no livro “Sulco“:
“Devemos viver positivamente, cheios de otimismo, com juventude, alegria e paz. Deveríamos nos entender com todos, com os seguidores de Cristo e com aqueles que o abandonam, ou não o conhecem. Porém, entender não significa reter ou permanecer indiferente, mas estar ativo.”
Fonte: Aleteia