Uma das características mais comuns dos nossos dias é encontrar pessoas incapazes de ver o lado bom das coisas. A maioria prefere ver o lado ruim de si, dos outros e da vida.
A consequência desta atitude é a de sempre estar resmungando e se queixando de alguma coisa. Este é o mal dos nossos dias: reclamar… nunca estar satisfeito.
Em Filipenses 4,8 lemos: “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos”.
Por meio destas palavras aprendemos a importância de nos esforçar para ver o lado bom da vida. Não se trata de algo fácil. Também não significa que sempre faremos isso. Vão existir momentos em que iremos estourar, reclamar ou até desanimar.
Não devemos imaginar que fracassamos em nosso propósito de ver o lado bom. Pelo contrário, quando nos sentirmos pessimistas, sem esperança ou sem confiança… lembremos de Deus. Ele sempre está ao nosso lado para nos amparar e inspirar.
A nossa atitude tem que ser a de recorrer a Ele, assim receberemos o seu auxílio. Cada palavra que falamos movidos pela presença de Deus, é a oportunidade preciosa para transformar algo ruim em algo bom.
Padre Alberto Gambarini