Se Moisés voltasse a subir o monte Sinai, será que receberia os mesmos Dez Mandamentos que recitamos até hoje?
Há um autor, Jörg Zink (Neue Zehn Gebot, Kreuz Verlag, 1995), que teve a iniciativa de reler os Dez Mandamentos de Moisés e projetar sua nova formulação segundo os Evangelhos. De fato, Jesus, que nos trouxe a plenitude da revelação divina, não quis apenas repetir proibições. Ele nos oferece propostas de vida e de convivência humana, fundamentadas em seus dois Mandamentos: o amor ao Pai e o amor ao outro. Por isso, o ponto de partida desses novos Mandamentos é esta certeza de fé: “Deus ama você. Acolha seu Amor e o passe adiante”.
A partir dessa revelação cristã, eis como se apresentam os novos Dez Mandamentos:
1º “Deus é Único. Não coloque nenhum ser humano em seu lugar”. Não permita jamais que nada e ninguém sejam ‘deus’ em sua vida, capaz de condicionar e conduzir sua existência. Você correria o risco de voltar à escravidão, da qual Jesus o libertou.
2º “Deus é de uma vastidão que tudo abrange. Não o reparta em pedaços.” Deus é de todos e para tudo. Não o faça tomar partido de um lado contra o outro. Ele é como a luz do sol, que brilha para todos, bons e maus.
3º “Deus está perto de você. Procure escutá-lo e dar-lhe sua resposta.” O Deus de Jesus ouve, vê, fala. É preciso dar-lhe espaço dentro de si, para ouvi-lo e responder-lhe. Antes de qualquer culto, entre em seu quarto interior e converse com Ele.
4º “Você não vive sozinho. Existe uma comunidade que o apoia. Trabalhe com ela em favor das pessoas.” A comunidade é a família de Jesus, na qual o outro é seu irmão e sua irmã, que você deve respeitar e jamais desconhecer.
5º “Deus é o doador da Vida. Portanto, ajude todas as pessoas e toda a Criação a viver.” Não basta não matar. É preciso ajudar a viver, até mesmo os inimigos. Não lhe compete julgar nem condenar ninguém. Como Deus, seja um promotor da vida do corpo, da alma e do espírito.
6º “Se Deus lhe der uma pessoa a quem você possa amar, trate-a com respeito. Faça-se confiável. Ajude-a a se tornar uma pessoa livre, tal como Deus deseja.” Onde existe amor, não há submissão nem dominação do outro. Há liberdade e igualdade.
7º “Deus é Aquele que dá. Portanto, não queira agarrar tudo pra si.” Nenhuma propriedade é absoluta. Assemelha-se a Deus quem dá e partilha, e não quem amontoa.
8º “A verdade de Deus quer chegar às pessoas por meio de você. Então, seja para o outro um Cristo, ao mesmo tempo, verdadeiro e misericordioso.” A mentira engana e divide os seres humanos. A verdade liberta e alimenta o amor. Jesus veio para dar testemunho da verdade. Conjugue sempre a verdade com a misericórdia.
9º “O reino de Deus está próximo. Que seu modo de agir seja um anúncio desse Reino.” Quando você assume a ética de Jesus, você manifesta a justiça do Reino. E é preciso amar a todos, também aos inimigos, porque só o amor faz viver, só o amor terá futuro.
10º “Deus sabe e conhece. Portanto, confie e não se preocupe!” Jesus diz que suas preocupações não alongarão sua vida nem por um minuto. Tudo é graça, e não tanto resultado de seus esforços. Ele veio para aliviar e não para sobrecarregar, porque seu jugo é suave e sua carga é leve.
Fonte: A12.