O encontro de atualização para presbíteros acontecerá em âmbito regional a partir de 2019, segundo informa o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), Padre José Adelson da Silva Rodrigues. A intenção é promover um encontro mais participativo e atraente para os sacerdotes, uma vez que ocorrerá no contexto de cada um dos 18 regionais da CNBB.
A decisão foi acordada em reunião entre a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a direção da CNP, na qual consideraram “duas experiências muito ricas” de encontros regionais de presbíteros que aconteceram nos regionais Sul 2 e Sul 3 da CNBB.
“Um encontro que realizaríamos em janeiro, seria uma média de 20 ou 30 padres, no máximo. E nos regionais está atingindo um número maior do que esse. Na última reunião da Comissão Nacional, decidimos juntos com a Comissão Episcopal cancelar este encontro de atualização que seria realizado em janeiro e enfatizaríamos a realização deste mesmo encontro a nível de região, que envolve mais, é muito mais atraente para um maior número de padres”, explicou o Padre Adelson.
Ainda conforme o presbítero, continuarão sendo abordados temas sobre o “contexto geral do ser humano, o padre como um todo”, os quais abordam as dimensões pastoral, intelectual e física dos padres.
Em um ano, acontecerá o encontro nacional, como aconteceu neste ano o 17º Encontro Nacional dos Presbíteros, e no ano seguinte, o de atualização acontecendo regionalmente. (LMI)
Fonte: Gaudium Press, com informações da CNBB.