Ocultar seus verdadeiros sentimentos, como ressentimento ou falta de perdão, manterá você sem paz. É impossível que seu dia comece bem se você continuar caminhando com o sofrimento das feridas de relacionamento. Se você carrega esse tipo de bagagem emocional, isso tornará seu dia infeliz.
Algumas vezes você tem de confrontar as coisas para torná-las melhores. Mas use a sabedoria.
Fale com Deus sobre sua situação antes de falar com alguém. Faça uma lista de todas as pessoas com quem você tem problemas. Não busque culpados. Não permita que as suas dificuldades com estas pessoas impeçam você de dar o passo na direção da cura para as feridas emocionais de relacionamento.
Tenha a coragem de colocar em prática a palavra de Jesus em Mateus 5,44: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem”. Lembrando do nome de cada pessoa diga ao Senhor que deseja o bem, a benção, o perdão para elas. Peça para que Ele ajude você a não guardar ressentimento.
Dê um passo visível para testemunhar este propósito de se libertar destes maus sentimentos, fazendo uma boa confissão. Não tenha medo de admitir a dificuldade de perdoar, fale do seu ressentimento, mágoas…
Tente, na medida do possível, não permitir que a lembrança destas pessoas desperte novamente maus sentimentos em seu coração. Isso acontece quando você por acaso encontra com a pessoa, ou alguém fala bem ou mal dela.
Padre Alberto Gambarini