Quem lê a Bíblia fica, às vezes, confuso com os meios usados para enfrentar graves problemas. Um destes testemunhos é o do rei Josafá, rei de Judá.
O seu reino estava correndo o risco de ser conquistado por um exército inimigo. Ele não tinha nem soldados e nem armas suficientes. Como era um homem de fé, Josafá desafia o povo a rezar e jejuar.
A resposta de Deus a este ato corajoso foi a promessa de 2 Crônicas 20,15: “Não temais, não vos deixeis atemorizar diante dessa multidão imensa, pois, a guerra não compete a vós, mas a Deus”.
A seguir coloca diante do exército os cantores e músicos para proclamarem louvores a Deus. O efeito foi de derrotar os inimigos sem usar arma alguma.
A lição para a nossa vida é muito clara: ao invés de reclamar sobre a nossa sorte, é melhor louvar a Deus. Perdemos muito tempo afirmando: “Tenho muitos problemas, não ganho o suficiente, minha saúde vai mal, ninguém me entende, não tenho a chance que mereço…”.
A escolha é sua. Quem reclama, vai continuar reclamando, e vive como perdedor. Se ao contrário você passa a louvar, descobre uma nova dimensão para a sua vida.
Ao invés de esperar coisas ruins, declare o amor de Deus. Em seu pensamento, coração e lábios, agradeça a Deus. Faça desta atitude algo normal.
Todos podem louvar e agradecer a Deus. Quando despertar, agradeça o novo dia. No chuveiro, agradeça a água. No café, agradeça o primeiro alimento do dia. Faça isso durante todo o dia.
Os inimigos do desânimo, fracasso, pessimismo serão derrotados. Não deixe nenhum pensamento negativo crescer em sua mente. Quando ele surgir, imediatamente reaja louvando a Deus.
Padre Alberto Gambarini