Uma das coisas mais difíceis é manter viva no coração a esperança. Todos os dias somos submetidos às mais diferentes provas, e estamos expostos a boas e más notícias.
Manter viva a esperança não é fingir que os problemas não existem, mas saber que não durarão para sempre. Esperar é crer que o sofrimento chegará ao fim e as dificuldades serão superadas. Esperar é crer que Deus está nos conduzindo, e por isso podemos continuar nossa caminhada.
Não podemos fingir que não existe a dor, comportando-nos como se o sofrimento e os problemas não existem. Eles não são ilusão. Existem, e afetam tanto os bons como os maus.
A fé nos faz entender que apesar dos problemas existirem, podemos enfrentá-los e acontecerão tempos melhores. A fé desperta a esperança. E a esperança é um dos principais ingredientes para não se deixar vencer pelos problemas. É a ancora da alma.
Existem momentos em que parece que a perdemos. Mesmo assim podemos recuperá-la. E sabem por quê? Deus é bom. No Salmo 36,5 lemos: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá”.
Podemos reencontrar a esperança. Como? Quando mesmo em lágrimas, desesperados e vacilantes ousamos dizer: Senhor eu confio em ti!
Não se deixe abater, o Deus de amor está com você. Ele quer agora renovar as suas forças com o poder do Espírito Santo. Levante a sua cabeça, e permita que a esperança devolva a coragem diante da vida.
Padre Alberto Gambarini