Um dia fui procurado por uma pessoa profundamente religiosa que chorando disse: “Padre, não aguento mais. Tudo o que faço dá errado, e é assim desde a minha infância. Eu sou um fracassado”.
Na conversa lembrei da biografia de um dos maiores gênios da humanidade: Albert Einstein. Perguntei: “Já ouviu falar dele?”. A resposta foi afirmativa: “Sim, recebeu o prêmio Nobel de Física, mas o que isso tem a ver comigo?”.
Eu olhei com um sorriso, e disse: “Tudo. Este homem tem uma série de fracassos na sua história de vida. Foi expulso da escola por não ter interesse pelo estudo. Quando tentou admissão em uma outra escola, foi reprovado. Tentou alguns empregos e tudo em vão. Ele teria tudo para passar pela vida como um ilustre desconhecido, e além de tudo fracassado. Contudo, não se deixou vencer pelos fracassos, sempre estava pronto para recomeçar”.
O fracasso é uma realidade difícil de enfrentar. Ele traz o desânimo, leva ao desespero, cria a impressão de não sermos capazes de fazer nada. O fracasso nos ajuda a perceber o fato de que somos frágeis e por isso precisamos de Deus.
Em Apocalipse 21,5 lemos: “Eis que eu renovo todas as coisas”. Estas palavras nos recordam o início da criação, isto é, Deus, com a Sua Palavra, do nada criou os céus e a terra.
O segredo bíblico para superar os fracassos está em se aproximar de Deus, e pedir o Seu auxílio. Temos que recuperar a certeza de que Deus está presente em nossa vida não somente nos momentos bons. Ele nos acompanha com a sua infinita misericórdia, e nos ampara em todas as nossas necessidades.
O importante é se agarrar a Deus, com a coragem de dizer: “Somente em ti posso encontrar forças para reagir”. Quando acabei de dizer estas palavras, o meu amigo estava em lágrimas, e dizia: “Senhor, obrigado por me dizer que não estou sozinho. Eu creio que tudo será diferente”.
Padre Alberto Gambarini