A memória do jubileu de 100 anos do nascimento de Monsenhor Ivo Antônio Calliari, idealizador, construtor e pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, será festejada pelos fiéis cariocas no próximo dia 16 de julho, às 10h.
A celebração será presidida pelo atual pároco da Catedral, Cônego Cláudio dos Santos, na Capela do Santíssimo.
Cônego Claudio, aliás, ressaltou o empenho de Monsenhor Ivo para a construção da Catedral.
“Ele foi uma das pessoas que mais contribuiu no que se refere ao desenvolvimento de nossa arquidiocese, principalmente a construção da Catedral que, na época, era um desejo de Dom Jaime de Barros Câmara”, afirmou.
Monsenhor Ivo, conforme o pároco, teve ousadia para, naquela época, fazer acontecer a obra, considerada atualmente o terceiro lugar mais visitado da Cidade Maravilhosa.
“Ele também colaborou muito para o Museu de Arte Sacra, uma vez que, a cada comunidade que visitava, pedia aos padres que deixassem algumas obras, esculturas e peças sob os cuidados da arquidiocese, e assim compôs o museu sacro, com ardor missionário”, lembrou.
Nascido em Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, Monsenhor Ivo iniciou sua trajetória religiosa como seminarista. Depois, fez curso de Filosofia no Seminário Maior de Fortaleza, no Ceará, e de Teologia no Seminário Maior de Belém, no Pará.
No dia 29 de junho de 1943, foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Jaime de Barros Câmara, em Belém, recebendo o título de monsenhor (protonotário apostólico) em 1953.
Entre as funções que desempenhou na Arquidiocese do Rio estão a de secretário particular de Dom Jaime de 1943 a 1971, capelão das irmãs de Nossa Senhora do Cenáculo e pároco da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio.
Também exerceu os cargos de ecônomo da arquidiocese, cura da Catedral, administrador do Museu de Arte Sacra, presidente do Colendo Cabido da Sé Catedral, procurador do Seminário São José, membro do Conselho Presbiteral e comissário da Venerável Ordem Terceira do Monte do Carmo.
A pedido do Cardeal Câmara, Monsenhor Ivo foi o responsável pela coordenação do projeto da Catedral de São Sebastião, que teve a pedra fundamental lançada no dia 20 de janeiro de 1964, durante o pontificado do Papa Paulo VI.
Passados 12 anos desse acontecimento, em 1976, o então Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Eugenio de Araújo Sales, nomeou o religioso como cura da Catedral, chegando a exercer a função de pároco da Igreja Mãe de 1983 a 2000.
Em 2 de agosto de 2005, Monsenhor Ivo Antônio Calliari faleceu aos 87 anos. (LMI)
Fonte: Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.