Em uma revista de esportes encontrei um testemunho interessante de um jogador de futebol.
Era final de campeonato, decisão do título e o time para ser campeão precisava marcar um gol.
O tempo foi passando, faltando meia hora, começou a sentir um grande cansaço. O primeiro sentimento foi o de pedir uma substituição.
Porém, como era católico praticante, lembrou, sem saber como, de um texto bíblico de Isaías 40,31: “mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar”.
Ele começou a repetir estas palavras, e o efeito era como se estivesse tomando um energizante. O corpo estava cansado, mas ao mesmo tempo conseguia continuar jogando. Este testemunho nos ajuda a entender a importância de ter a postura certa diante da vida.
Os nossos limites humanos são ultrapassados, quando aprendemos a exercitar corretamente a fé. Para alguns fé é somente acreditar em Deus. Todavia, fica a pergunta crer para quê?
A fé é a geradora de atitudes vitoriosas. Crer em Deus significa ter no coração a confiança de que Ele está no controle de tudo. E a consequência desta verdade é a certeza de que fazendo bem a nossa parte, não temos nada a temer.
Para manter esta atitude espiritual é necessário estar sempre conectados com Deus. E isso acontece pela oração, leitura da Palavra e participação na Eucaristia.
Cada vez mais, as pesquisas científicas têm demonstrado como a pratica religiosa sadia, capacita as pessoas a enfrentarem melhor as dificuldades da vida. Existe uma forte relação entre religião e saúde.
O segredo para continuar com vitalidade, da juventude até a idade avançada, está em ter a experiência do amor de Deus e desenvolver uma perseverante comunhão espiritual.
Padre Alberto Gambarini