Não existe pessoa que já não tenha sonhado em viajar para cá ou para lá, em conseguir um emprego melhor para ter uma vida mais digna, ou concluir os estudos para se tornar médico, professor, advogado, algo desse tipo. Também existem os sonhos de formar uma família feliz, de ter filhos saudáveis e bem encaminhados na vida. Não importa qual seja o nosso sonho, eles são importantes, porque nos ajudam a ter um ideal a ser alcançado.
O importante é aprender a buscar a realização do sonho por meio de uma vida de fé. Na bíblia encontramos um exemplo muito bonito a este respeito. Trata-se do testemunho de Ana no 1º livro de Samuel, no antigo testamento. Aí nos é dito que Elcana, seu marido, tinha também uma outra mulher, que lhe havia dado filhos, enquanto Ana não podia tê-los. A outra mulher sempre arrumava uma maneira de humilhar Ana.
Uma dia Elcana, que amava mais a Ana, a surpreende chorando, como lemos em 1 Samuel 1,8: “Ana, por que choras? Por que não comes? Por que estás triste? Não valho eu para ti como dez filhos?”. Esta era uma parte importante da vida de Ana: o amor de seu marido, apesar de não poder dar-lhe filhos.
O seu sonho de felicidade ainda não estava completo, e ela não desistiu de lutar por ele. O mesmo vale para todos nós. Não permita que nada tire de você a capacidade de acreditar na realização dos seus sonhos. É claro também que seus sonhos precisam estar em harmonia com a palavra de Deus. Ana buscou a Deus pela oração. Não foi fácil, pois ela se sentia humilhada. O seu coração estava partido, os olhos cheios de lágrimas. Ela se apresentou como estava, e falou a Deus de sua situação.
A primeira impressão é a de estarmos diante de uma pessoa desesperada. E ela estava. Ao mesmo tempo, vemos uma guerreira. Apesar da dor, tristeza, lágrimas… ela orou a Deus, porque acreditava em seu poder para realizar grandes coisas. Quando terminou de rezar aconteceu um primeiro milagre, conforme 1 Samuel 1,18: “a mulher se foi, comeu e o seu rosto não era mais o mesmo”. E por fim o sonho se realizou, como vemos em 1 Samuel 1,20: “Ana concebeu, e, passado o seu tempo, deu à luz um filho que chamou Samuel; porque, dizia, eu o pedi ao Senhor”.
Padre Alberto Gambarini