Em toda a Bíblia a palavra ontem aparece 12 vezes, amanhã 58 vezes e hoje 266 vezes. Isto nos revela a importância que Deus dá ao presente e a um modo de vida onde a cada dia se valorizam as graças recebidas.
Esta atitude de vida somente é possível se não ficamos presos ao passado e somos plenamente confiantes de que a nossa vida está nas mãos de Deus.
Ontem é passado, amanhã ainda não chegou e hoje é a oportunidade de sermos felizes.
Poucos compreendem o segredo extraordinário destas palavras. Entretanto, esta é uma verdade ensinada pelo próprio Jesus, em Mateus 6, 34: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.
É importante entender que o passado não volta e assim não existe nada que possa ser dito ou feito para mudá-lo. Aquilo que fazia parte da nossa vida ontem já esta nas mãos bondosas de deus. O mesmo vale para o amanhã com as possibilidades de sucesso ou fracasso. O futuro pertence a Deus.
A nossa parte é a de viver bem hoje. Quem tenta carregar o peso do passado e dos dias que virão está destinado à infelicidade.
Jesus deseja nos libertar do peso do passado e do medo do futuro. Para isso é necessário colocar a nossas mãos junto às suas e sempre ter presente de que ele está nos conduzindo pelos caminhos seguros da vida.
Não se esqueça nunca: ontem passou, amanhã não chegou e hoje Deus irá ajudar você.
Padre Alberto Gambarini