Depois de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o Santo Padre o Papa voltou ao Rio de Janeiro para visitar o Hospital São Francisco de Assis da Divina Providencia, no bairro da Tijuca.
Neste centro de recuperação, há mais de 13 anos, Irmãos da Ordem Franciscana cuidam de jovens alcoólatras e dependentes químicos.
Uma intensa chuva não impediu que uma multidão aguardasse o Papa. Ele foi recebido pelos dirigentes do Hospital.
Antes de pronunciar seu discurso, ele ouviu o testemunho de dois jovens que foram reabilitados graças ao trabalho realizado neste centro, pelos Irmão Franciscanos.
“Voltei a ser amado e voltei a amar as pessoa. Saí dessa vida, me converti, em uma pessoa melhor. A cada dia aprendo mais, graças a Deus e a esta Instituição que me acolheu”, disse um interno.
O Papa denunciou os que fazem negócio com as vidas humanas traficando com drogas.
“Quantos ‘mercadores da morte’ que seguem a lógica do poder e do dinheiro a todo custo! A praga do narcotráfico, que favorece a violência e semeia dor e morte, requer um ato de valor de toda a sociedade”, frisou o Pontífice.
Além disso, o Papa ainda afirmou que a solução para o problema das drogas não se encontra na legalização mas nas formação da juventude em valores:
“Não é a liberalização do consumo de drogas, como se está discutindo em várias partes de América Latina, o que poderá reduzir a propagação e a influencia da dependência química. É preciso afrontar os problemas que estão na base de seu uso, promovendo uma maior justiça, educando os jovens nos valores que constroem a vida comum, acompanhando os necessitados e dando esperança no futuro.”
O Papa elogiou o trabalho do Centro Franciscano onde os Irmãos já ajudaram a mais de 1.700 pessoas. O Papa pediu que, apesar dos desafios, aos jovens dependentes não abandonem a continuidade de sua recuperação.
“Você é o protagonista da subida, esta é a condição indispensável. Você vai encontrar a mão estendida de quem quer te ajudar, mas ninguém pode subir por você. Mas nunca estarão sós. A Igreja e muitas pessoas estão com vocês. Olhem com confiança para a frente, sua travessia é longa e cansativa,, mas olhem para a frente”.
Por último, o Santo Padre assegurou aos internos do Hospital São Francisco que havia rezado por cada um dos jovens do centro de recuperação diante da imagem de Nossa Senhora, em Aparecida.
Disse-lhes também que Deus está com eles e os toma pela mãos nos momentos mais difíceis.
Fonte: Gaudium Press