Hoje em dia, ser jovem, ocupada e ainda cheia de fé não é nada fácil. Mas uma blogueira americana ensina como conseguir isso
Uma história que encontramos vez ou outra em filmes, outdoors, livros e discursos inspiradores: Concilie tudo e você pode ter tudo. A mulher moderna é uma máquina multitarefa.
Mas, no mundo real, a maioria de nós luta com este ato de malabarismo e, quando as coisas ficam caóticas, não é tão divertido (ou engraçado) como a maioria das comédias ou os romances de Sophie Kinsella. Os altos e baixos no trabalho, no namoro, nas amizades e os horários muito lotados deixam pouco espaço para outras coisas. Porque, mesmo se você é jovem ou não tem filhos para cuidar, viver em uma cultura que glorifica os negócios e o sucesso no trabalho pode tornar incrivelmente difíceis coisas simples como: encontrar tempo de ir à lavanderia, fazer ginástica, ter as recomendadas oito horas de sono e – muito menos – pensar em seu maior propósito na terra – ter tempo para Deus.
A blogueira Jessamyn Anderson tem a agenda superlotada e é um exemplo do jovem profissional urbano. Ela é artista, intérprete, estilista, blogueira e novata em Nova Iorque. Para Jessamyn nunca falta o que fazer. Mas, depois de se mudar para a cidade, ela queria ter certeza de que poderia reservar um tempo livre para as coisas que ela sentia que eram verdadeiramente importantes, como o enriquecimento da alma e a fé católica.
Para ajudá-la nesta questão, Jessamyn lançou um blog chamado Leading Lady, em que compartilha suas experiências como uma jovem de 20 e poucos anos seguindo sua carreira e vivendo sua fé. Enquanto relata seus altos e baixos no dia a dia, ela também procura a vontade de Deus entre a agitação das paradas do metrô, intervalos de café e idas à lavanderia. Ela não vê problema do fato de sua agenda estar sempre lotada, mas tenta lembrar que Deus sempre vem em primeiro lugar.
Aleteia For Her pediu para Jessamyn compartilhar conosco o que ela aprendeu até agora sobre como abrandar e reconectar a fé no dia a dia:
1. Escrever todos os dias
O que começou como uma intenção de Quaresma durante seu último ano de faculdade logo se tornou uma rotina diária quando Jessamyn percebeu o quanto ela gostava de escrever. Tornou-se uma maneira cotidiana de falar com Deus. “Escrever é uma ótima maneira de eu expressar meus pensamentos”, diz ela. Jessamyn dedica tempo ao blog todos os dias, seja para apenas um par de frases ou uma crônica. Este hábito também lhe dá a oportunidade de olhar para trás e refletir sobre os momentos difíceis – em que ela mais precisava de Deus – e pensar sobre como ela cresceu desde então. É uma bela maneira de refletir e aprender sobre si mesma e sobre Deus.
2. Encontrar tempo para ouvir
Uma noite, Jessamyn foi à adoração e ficou surpresa porque, quando ela chegou, a igreja estava escura, com apenas um único foco na Eucaristia. Ao mesmo tempo em que aquele momento era um pouco chocante, ela reconheceu que era Deus dizendo a ela que era Sua vez de falar. Embora Jessamyn seja absolutamente extrovertida, ela sabe que precisa haver equilíbrio em seu relacionamento com Deus: às vezes ela fala e outras vezes ela ouve. De acordo com Jessamyn, trata-se de estar presente: “Ele tocou meu coração de maneira significativa … Eu acho que foi porque eu fui forçada a sentar lá e apenas estar com Ele, em vez de tentar Lhe dizer coisas, pedir ou preencher o espaço com minhas palavras e meus pensamentos. Eu só pude sentar lá, estar lá. ”
3. Rezar incessantemente
A oração não precisa ser feita apenas em um determinado momento ou em um determinado lugar – pode-se rezar em qualquer lugar, a qualquer momento. Em vez de compartilhar sua fé, Jessamyn conversa com Deus durante todo o dia, reconhecendo Sua presença nos momentos em que ela está lutando ou simplesmente agradecida. Jessamyn acredita firmemente que é bom ser casual com Deus, comunicar-se com Ele não é “sempre uma oração formal … é apenas fazer de Deus uma parte do seu dia”.
4. Reservar tempo para a comunidade
O melhor conselho de Jessamyn para quem inicia um novo capítulo de sua vida é encontrar uma comunidade – isto é crucial para viver sua fé. “Você se torna como as pessoas com as quais você passa seu tempo… Então você deve procurar cercar-se de pessoas que te amam … que se importarão com você, que irão fazer você crescer e que nunca pedirão que comprometa a verdade sobre quem você é para estar com eles “, diz ela.
Jessamyn encontrou sua comunidade no pequeno grupo “Ela é abençoada”, onde ela passa o tempo com mulheres de mentalidade semelhante, que compartilham seu amor por Deus. Seja falando sobre a Bíblia ou apenas conversando, essas mulheres estão ajudando a levá-la no caminho certo para a sua fé.
5. Ler um devocionário diário
Adoração, terço, Missa diária ou, simplesmente, a leitura da Bíblia: a vida de oração de cada um é diferente. Então, você deve ter um tempo para descobrir que tipo de oração funciona para você. Mas, juntamente com a adoração, uma das formas favoritas de Jessamyn de oração é ler um devocional todas as manhãs.
Embora o jeito de rezar de cada pessoa seja diferente, o objetivo é o mesmo: é o caminho para convidar Deus a entrar em sua vida. Jessamyn sempre se lembra de que “Deus não é agressivo. Ele não vai se enfiar no seu caminho, a menos que você o queira lá. Então, se você quer isso, deixe-o saber.”
Ela admite que vale a pena todo tempo que passa com Deus. E diz: Seus planos são muito melhores do que qualquer coisa que nós podemos sonhar.”
Fonte: Aleteia