O período de discernimento vocacional, geralmente na juventude, é um tempo de escuta, de revelação da vontade de Deus. Esta etapa ajuda o jovem a amadurecer suas ideias e a perceber o sentido de sua existência.
Por isso, é muito importante que você, que passa por essa fase de percepções e escolhas, fique atento aos detalhes, aos pequenos sinais sobre sua vocação.
Separamos algumas dicas que podem contribuir no seu fortalecimento interior e ajudar a superar os desafios do discernimento vocacional. Veja:
1- Mantenha um ritmo de intimidade com Deus através da oração pessoal. Tenha algum contato diário com a leitura bíblica, seja através da missa, da leitura pessoal ou de outra forma de contato com a Palavra de Deus.
2- Não deixe de participar das atividades da sua comunidade, da sua paróquia. Isso vai confirmando cada dia mais sua vocação, seu desejo de servir ao povo de Deus, como também o fortalecerá como batizado, como homem que precisa aprender com o povo, com os serviços na comunidade.
3- Busque orientação do seu pároco ou de religiosos (as) que experimentam a radicalidade da vocação sacerdotal ou religiosa. Isso fará você obter muitos conhecimentos sobre a vocação, sobre a igreja, sobre a missão de Jesus.
4- Na escola, o quanto puder, não dê atenção para as investidas dos colegas que querem que você desista, apenas ouça e mantenha-se no seu propósito. Mas quando você se sentir atacado ou ofendido, peça ajuda aos seus professores ou orientadores.
5- Estude e conheça profundamente sobre o que é vocação sacerdotal e religiosa, para que você tenha cada vez mais certeza sobre o que você quer ser.
6- Busque conversar com amigos da sua idade que demonstra ter a mesma opção vocacional. Trocar ideias com quem deseja ser padre, traz momentos de partilha, de crescimento, de sonhar juntos.
Fonte: A12