O dia 19 de março é a única data da Quaresma na qual a Igreja não usa a cor roxo na liturgia, porque é Dia de São José, pai adotivo de Jesus. No dia dedicado a esse homem fiel, obediente, cheio de fé, totalmente entregue a Deus e a Seu serviço, também celebramos o Dia dos Homens que são chamados a seguir esse modelo de santidade.
“Eis qual foi a origem de Jesus Cristo, Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de terem coabitado, achou-se ela grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la publicamente, resolveu rejeitá-la secretamente (Mateus 1, 18-19)”.
Quando lemos esse trecho bíblico, achamos que é tudo muito normal. Mas, imagine-se nesta situação: José amava muito a Maria e confiava nela. Eles já estavam noivos e o noivado dos judeus significava casamento: havia uma aliança entre eles, havia um pacto prévio nesse tempo. A Santíssima Virgem não tinha nada a fazer, a não ser guardar silêncio e esperar que o Senhor iria ajudá-la. Mas isso no meio de muita dor e muita espera. Com José ocorreu o mesmo.
Convidamos os homens a fazer um profundo exame de consciência, espelhando-se em São José, para que, com a fé e testemunho desse santo, possam ser luz no mundo.
Oração a São José, para as causas impossíveis
Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob vossa proteção a causa importante que nos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José, rogai por nós que recorremos a vós!
Fonte: Canção Nova