Quando percorremos as páginas dos evangelhos ficamos profundamente tocados pelo fato que constantemente Jesus se retirava para estar a sós com o Pai. Esta atitude revela a importância da oração para a vida de quem deseja ver as maravilhas de Deus e experimentar a Sua divina proteção.
Ao mesmo tempo, percebemos que inúmeras pessoas, sinceras em suas buscas por Deus, tem uma série de dificuldades com a oração. Estas dificuldades vem do fato de não se entender uma verdade básica, ensinada por Santa Teresa de Ávila: “a oração é um trato de amor, e uma freqüente e solitária conversa com Aquele que sabemos que nos ama.”
Para rezar bem e colher frutos é necessário experimentar o amor de Deus. Quem se sente amado por Deus passa a viver a oração com naturalidade. Podemos dizer que a oração é a força do cristão e a fraqueza de Deus. Por quê?
Quando rezamos somos transportados à presença de Deus, Ele fala ao nosso coração e cumpre a promessa de Eclesiástico 21,6: “ A oração do pobre eleva-se de sua boca até os ouvidos de Deus, e Deus se apressará em lhe fazer justiça.”
Padre Alberto Gambarini