Todos os dias ouvimos as pessoas dizendo: “Por que nada dá certo em minha vida?” Por traz destas palavras está o modo como a pessoa enxerga a si mesma e também a vida. Aí está o grave problema. Se a pessoa tem uma visão negativa de si mesma, tudo o que fizer jamais será capaz de trazer satisfação.
Quem não descobriu o seu valor não é capaz de desfrutar em plenitude da vida. Nada será capaz de dar satisfação. Daí surge a necessidade de sempre correr atrás de alguma coisa, porque nada preenche o coração. Deste estado de coisas vem a dificuldade para se relacionar com as pessoas, o desastre da vida familiar, os vícios, a falta de realização profissional.
O primeiro passo para se tornar uma pessoa otimista é reconhecer o seu valor diante de Deus. Em Isaías 43,1 lemos: “E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.”
Todos os dias somos colocados a prova pelos problemas, é necessária a disposição interior para confiar que Deus está conosco. Em outras palavras, não estamos nunca sozinhos. Tenha a coragem de lembrar de Deus, e repetir em seu coração: “Deus está comigo, ele me conhece.” E se você não conseguir imediatamente ter esta reação, não fique desanimado. Recomece, lute, não desista!
Padre Alberto Gambarini