A União Nacional Italiana de Transporte de Doentes a Lourdes e Santuários Internacionais, conhecida como Unitalsi, recebeu nesta quarta-feira (23) uma doação do Papa Francisco: um motorhome adaptado para pessoas com deficiência. O veículo foi oferecido ao Santo Padre durante o Jubileu do PleinAir, em 22 de outubro, para ser destinado ao auxílio das famílias romanas que têm pessoas com deficiência em casa.
Em ocasião da entrega do veículo nesta quarta, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e responsável pela organização do Ano Santo, Dom Rino Fisichella, declarou que “esse é um presente do Papa Francisco que conhece bem a Unitalsi e aprecia a atenção e o cuidado dirigido às pessoas doentes e com deficiência. Quando lhe foi doado esse motorhome e eu propus de presenteá-lo para as atividades da associação, o Papa disse rapidamente que sim. Estamos certos que nas mãos de vocês esse motorhome se transformará num instrumento de Misericórdia”.
O veículo, presenteado ao Papa pela construtora Arca do Grupo Trigano e adaptado por Ducato e Fiat Professional, foi entregue para a sede de Roma da Unitalsi e será usado em favor das famílias em dificuldade, em especial, daquelas com pessoas com deficiência como confirma o presidente nacional da Unitalsi, Antonio Diella, presente na cerimônia de entrega do veículo: “ele será utilizado na Unitalsi de Roma para auxiliar as famílias romanas que têm em casa uma pessoa com deficiência. Graças ao projeto denominado ‘Férias sem barreiras’ as pessoas com deficiência e as suas famílias serão conduzidas em percursos turísticos da província de Roma”, explicou Diella.
Ainda segundo o presidente, o motorhome será transformado num ‘guichê pela deficiência’ que vai “percorrer alguns municípios da capital para ajudar com as necessidades e também emergências de muitas famílias romanas que precisam auxiliar um familiar com deficiência”. Os parceiros do projeto são “as paróquias de Roma, municípios próximos e associações que se ocupam desse tema delicado e tão atual”, finalizou o presidente da Unitalsi.
Fonte: Rádio Vaticano