Ritos Iniciais
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Oração Preparatória:
Ó, Senhora da Saúde, Mãe, Advogada dos doentes e dos aflitos, vinde nos atender em nossas necessidades, vinde nos socorrer em nossas enfermidades, vinde nos consolar!
Volvei vosso olhar magnânimo e piedosíssimo, protegendo-nos nas horas de nossos apuros. Ouvi nossos rogos que com a maior confiança lançamos aos vossos pés, imploramos o auxílio e o perdão. Visitai os nossos lares, quando a dor os rondar insistente e perniciosamente.
Aliviai-nos e pressurosa nos atendei, ó Senhora da Saúde, quando bater à nossa porta a doença ou a infelicidade.
Não fiamos em nossos merecimentos nem em nossas obras, mas sim nos méritos infinitos de Jesus e no vosso maternal amor, porque sois a toda poderosa, quando suplicais. Amém.
Jaculatória:
Ó Senhora da Saúde, aos devotos seus ajude, onde seu nome ecoa!
Pai – Nosso, Ave – Maria e Glória ao Pai.
Maternidade de Maria
Dois são os grandes motivos que temos para merecermos o título de filhos da Mãe de Deus. Primeiro, por ser a Virgem Maria, Mãe de Deus e Homem verdadeiro; segundo, porque assim falou Cristo pregado na Cruz: “Mulher, eis aí teu Filho”, entregando-lhe João por filho, que nos representa e, olhando para João, disse: “Eis aí, filho, a tua Mãe”.
Somos filhos de tão doce Mãe. Procuremos com constância sermos fiéis devotos. Conheçamos nossa gratidão e, com as mais enternecidas lágrimas, abracemos seus sagrados pés, prometendo ser, doravante, seus filhos diletos. Amém.
Oração Final
Ó dulcíssima Virgem Maria, Senhora da Saúde, terníssima Mãe dos desagradados filhos de Eva, reverentes, aos vossos pés, oferecemos nossos votos que, como humildes filhos, fazemos atender piedosíssima Mãe, quão pouco valemos sem a vossa proteção e alcançai-vos de vosso Santíssimo Filho a graça para que saibamos agradecer a grande fineza que nos fez em nos dar a vós por nossa Mãe e Senhora. Amém.