Diocese de Campo Limpo
São Paulo – SP
Com a chegada do período eleitoral é notório observar a aproximação dos candidatos a prefeitos e vereadores de suas comunidades, com o objetivo de mostrar o trabalho que já realizaram ou apresentar propostas para a próxima gestão.
Nas eleições deste ano, para cargos municipais, muitos candidatos aproveitam a concentração de pessoas para abordar e fazer suas campanhas. Nossas paróquias e comunidades não estão livres desse tipo de abordagem e em especial a nossa Diocese de Campo Limpo assume uma peculiaridade a mais, pois, além de parte da cidade de São Paulo, outros seis municípios escolherão seus futuros prefeitos e vereadores.
Como ensina a nossa Doutrina Social, “a Igreja e a comunidade político, embora exprimindo-se ambas com estruturas organizativas visíveis, são de natureza diversa, quer pela sua configuração, quer pela finalidade que perseguem” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 424).
Têm chegado à coordenação diocesana informações de que alguns sacerdotes têm dado apoio a um ou outro candidato e até se engajado na campanha eleitoral.
O Código de Direito Canônico no Cânon 287 estabelece que:
§1 Os clérigos promovam sempre e o mais possível a manutenção entre os homens, da paz e da concórdia fundamentada na justiça.
§2 Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser que, a juízo da competente autoridade eclesiástica, o exijam a defesa dos direitos da Igreja ou a promoção do bem comum.
A Diocese de Campo Limpo declara que nenhum clérigo sob a sua jurisdição recebeu autorização para engajar-se na campanha política de qualquer candidato, seja às prefeituras seja às câmaras municipais.
Entretanto, a diocese reafirma a orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que “os cristãos leigos devem participar conscientemente do processo eleitoral escolhendo e votando em candidatos honestos e competentes”. Em respeito à consciência de cada cristão leigo, a Diocese de Campo Limpo não interfere na legítima opção política de cada cidadão.
Rogando as luzes do Espírito Santo para todos, deseja boas eleições.
São Paulo, 29 de setembro de 2016.
Em Cristo, Mestre e Pastor,
Dom Luiz Antônio Guedes
Bispo Diocesano
Fonte: Diocese de Campo Limpo