Inspirada nas palavras do Papa Francisco ao povo brasileiro por ocasião da Olimpíada, a Igreja Católica marca presença nos Jogos com projetos que promovem os valores humanos e sociais, e especialmente, no atendimento religioso na Vila Olímpica.
“O esporte é um campo fértil e aberto à evangelização”, disse o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta na abertura dos Jogos. A Arquidiocese do Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos até 21 de agosto e, também receberá os Jogos Paraolímpicos, de 7 a 18 de setembro.
Para Dom Orani, é uma grande oportunidade de encontro e acolhida:
“Não podemos nos omitir diante da responsabilidade de fazer com que o Evangelho seja anunciado e as relações humanas e sociais se destaquem”, completou.
A CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Pastoral do Turismo (Pastur) e as arquidioceses que recebem os jogos estão realizando diversas ações de evangelização, como os as iniciativas ‘Rio se Move’ e ‘100 dias de Paz’.
Bom combate
A mensagem do Papa é clara: “diante de um mundo que tem sede de paz, tolerância e reconciliação, devemos combater o bom combate e a terminar juntos a corrida como membros de uma única família humana”.
Neste contexto, o projeto ‘Rio se Move’ pretende dar visibilidade às iniciativas da Cáritas Arquidiocesana em favor de quem sofre “exclusão social em grandes eventos”.
Paz
Uma outra iniciativa chamada “100 dias de paz” baseia-se na “Trégua Olímpica”. Criada com o objetivo de estabelecer a paz entre os países em conflito, só termina 50 dias depois do final dos Jogos Paraolímpicos e quer destacar os “valores cristãos ao esporte”.
Já a Campanha da Pastoral do Turismo brasileira, chamada “Este é o nosso sonho olímpico”, faz um apelo ao respeito dos valores humanos e cristãos. Convida a observar o cuidado com a vida e o meio ambiente, favorecendo o diálogo entre as diferentes culturas para que “a maior festa do esporte mundial” seja efetivamente uma realidade para todas as pessoas.
Tráfico Humano
A Rede Internacional de Consagradas contra o Tráfico Humano, ‘Talitha Kum’, e a CRB também desenvolvem a Campanha ‘Jogue a Favor da Vida’ com o lema ‘Exploração sexual não é turismo, é crime’. O foco é prevenir os “riscos do turismo sexual” e “tráfico humano” presentes em grandes eventos.
Fonte: Rádio Vaticano